Servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) receberam nesta quarta-feira, 9, alguns dos colegas que atuam na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), no campus sede. O projeto “Gestão com Pessoas” viajou 450 km com uma missão clara: ouvir, acolher e fortalecer os laços entre a Progepe e os servidores de GV.
Em apresentação realizada na Unidade Centro, a equipe liderada pela pró-reitora de Gestão de Pessoas Isabela Veiga mostrou que gestão de pessoas não é só sobre processos, mas sobre relacionamento.
“Nosso foco é estar cada vez mais próximos dos servidores. Essa já era uma previsão do programa de gestão da reitoria. Queremos estreitar esse relacionamento para que todos possam conhecer os serviços que a Progepe oferece, bem como ouvir os servidores, acolhendo suas dúvidas e sugestões. Também é importante que os servidores possam conhecer as pessoas por trás dos atendimentos por telefone e e-mail”, destacou Isabela.
Warleson Peres (Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas), Lucinéia Fátima (Coordenadora de Administração de Pessoas), Rafael Lucas (Coordenador de Alocação e Movimentação de Pessoas ), Leandra Duarte (Coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar ) e Rodrigo Nunes (Gerente de Segurança do Trabalho ) completaram a equipe da Progepe que esteve em Governador Valadares, mostrando que, por trás de cada processo, há um rosto e uma história.
Juliana Nedina, interlocutora da Progepe em Governador Valadares, definiu a atividade como “uma oportunidade para tirar dúvidas, conhecer o que está acontecendo no campus em relação à gestão de pessoas e, também, um espaço para reconhecer o que ainda pode ser feito”, explicou a Coordenadora de Gestão de Pessoas da UFJF-GV.
Professora do departamento de Nutrição do campus GV, Gisele Queiroz sintetiza o impacto da iniciativa.
“As ações presenciais da Progepe humanizam suas ações e evidenciam a valorização do servidor na nossa instituição, na medida em que demonstra preocupação com seu bem-estar e a sua valorização”.
Esse sentimento de reconhecimento e cuidado ecoa também no depoimento do assistente social da UFJF-GV, Luiz Gonzaga Pinto.
“Achei interessante a temática ‘gestão com pessoas’ porque, na verdade, é o servidor que faz a universidade funcionar, e essa aproximação fomenta o diálogo e valoriza o servidor. Espero que possam ocorrer novas apresentações como esta, para que nos sintamos protagonistas do processo”.
Porque no final, como bem lembrou a pró-reitora Isabela:
“A Progepe está presente em todos os momentos da vida funcional do servidor”. E agora, essa presença ganhou um novo significado – feito de encontros e escuta.

Juliana Nedina, Coordenadora de Gestão de Pessoas da UFJF-GV (Foto: Aloizio Coelho)