Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Projeto da UFJF-GV leva ludicidade e sustentabilidade para crianças da Creche Madre Teresa de Calcutá

A iniciativa, desenvolvida por alunos do primeiro período de Educação Física, integra as disciplinas de Expressão Corporal e Rítmica e Saberes Tradicionais como parte das Atividades Curriculares de Extensão (ACEs).
Crianças puderam acompanhar três apresentações. Foto: Aloizio Coelho
segunda-feira, 21 julho, 2025

Cultivando Valores Sustentáveis por Meio da Expressão Rítmica e Corporal” para mais de 100 crianças de Educação Infantil da Creche Madre Teresa de Calcutá. A iniciativa, desenvolvida por alunos do primeiro período de Educação Física, integra as disciplinas de Expressão Corporal e Rítmica e Saberes Tradicionais como parte das Atividades Curriculares de Extensão (ACEs).

O evento atendeu crianças participantes do Projeto de Extensão Clube da Criança Aventureira, coordenado pelo professor Rubian Diego Andrade, com três apresentações cênicas que combinaram conscientização ambiental, música e movimento.

Raquel Magalhães, professora da disciplina Expressão Corporal e Rítmica, explicou a abordagem pedagógica utilizada:

“Trabalhamos a linguagem corporal e expressiva com educação infantil, abordando temas de educação ambiental. Criamos dinâmicas interativas em que as crianças se sentiam parte da atividade, usando sons, músicas e gestos para estimular sua participação”.

image 255

Há 15 anos a frente da Creche Madre Teresa de Calcutá, Beth Reis comemora parceria com a UFJF-GV (Foto: Aloizio Coelho)

A creche Madre Teresa de Calcutá, que atende 207 crianças em uma área de 8 mil metros quadrados, tem se tornado um espaço regular para ações extensionistas da UFJF-GV, fortalecendo os laços entre a instituição de ensino e a comunidade. Beth Reis, presidente da instituição há 15 anos, comemora a parceria.

“A vinda da universidade sempre foi um sonho para nós educadores. Esse projeto é maravilhoso, a dedicação do professor Rubian inspira nossas educadoras e encanta as crianças, que ficam ansiosas pelas visitas dos alunos e professores da UFJF-GV”.

Além das crianças, a experiência também é inesquecível para os futuros profissionais de educação física.

“Saímos da nossa zona de conforto e nos adaptamos a um novo estilo. As crianças nos surpreenderam positivamente com reações que não esperávamos, e aprendemos muito com elas”, relatou Victória Ruas, uma das 27 discentes do primeiro período de educação física que participaram das atividades.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto Clube da Criança Aventureira podem acessar o perfil @crianca.aventureira no instagram. Já a creche Madre Teresa de Calcutá pode ser acompanhada no @crecheteresadecalcuta.

image 256

Ao centro, Victória é uma das estudantes que se apresentou para as crianças (Foto: Aloizio Coelho)

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu