Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Projeto de extensão de GV conscientiza alunos da rede municipal de ensino sobre parasitoses intestinais

O projeto retornará à escola após a análise das amostras para apresentar os resultados e reforçar as medidas de prevenção.
Projeto visitará até 10 escolas públicas de Governador Valadares (Foto: Aloizio Coelho)
quinta-feira, 10 julho, 2025

Na última quarta-feira (25), um projeto de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) visitou a Escola Municipal Marilourdes Nunes Coelho, no bairro Atalaia, para conscientizar alunos do ensino fundamental sobre parasitoses intestinais e realizar um diagnóstico laboratorial nas crianças.

Intitulado GV sem Parasitoses, o projeto tem como objetivo educar sobre a prevenção e o controle dessas doenças, consideradas um problema de saúde pública que afeta principalmente populações carentes, além de identificar os parasitas mais comuns na comunidade escolar.

Coordenada pelo professor Girley Francisco Machado de Assis, do Departamento de Ciências Básicas da Vida, a ação distribuiu kits para coleta de amostras fecais, que serão analisadas no laboratório da universidade.

“Esse projeto pretende atingir até 10 escolas municipais, alcançando cerca de duas mil crianças. Todos os casos diagnosticados serão encaminhados para tratamento, e trabalharemos preventivamente para evitar um ciclo vicioso de reinfecções”, explicou o professor.

A diretora da escola, Natália Aline de Barros Pereira Fialho, destacou a importância da parceria com a UFJF-GV:

“Essa visita amplia o conhecimento dos nossos estudantes, ao mostrar na prática conteúdos abordados em sala de aula. Além disso, essa interação com a universidade reforça a possibilidade de continuarem os estudos no ensino superior, gratuitamente, aqui mesmo na cidade”.

A aluna Ester Soares, do 8º ano, compartilhou seu aprendizado:

“Achei muito interessante descobrir como vermes e parasitas podem nos prejudicar sem percebermos. Agora, vou redobrar os cuidados com higiene, lavando bem as mãos, frutas e verduras, e incentivando minha família a fazer o mesmo”.

O projeto retornará à escola após a análise das amostras para apresentar os resultados e reforçar as medidas de prevenção.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu