Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

UFJF-GV usa teste OSCE para avaliar competências de estudantes de Odontologia

O OSCE é um método de avaliação utilizado para mensurar as competências clínicas dos estudantes do último ano de Odontologia.
Participantes do teste OSCE. Foto: Divulgação
quarta-feira, 4 junho, 2025

O curso de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizou no dia 19 de maio a 6ª edição do teste OSCE (Exame Clínico Objetivo e Estruturado), na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

A avaliação, que já se consolidou como uma ferramenta estratégica no processo de ensino-aprendizagem, reuniu 30 alunos do 9º período, 28 docentes e três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS), em uma iniciativa que integra teoria e prática de forma dinâmica.

O OSCE é um método de avaliação utilizado para mensurar as competências clínicas dos estudantes do último ano de Odontologia. O teste prático analisa: capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico; domínio cognitivo; habilidades práticas; competência afetiva (comunicação e expressão); e capacidade psicomotora (habilidades técnicas). Durante a prova, os alunos percorrem cinco estações, com tempo pré-determinado para cada tarefa. Dois professores avaliam o desempenho por meio de checklists específicos.

image 29

Avaliação se consolidou como uma ferramenta estratégica no processo de ensino-aprendizagem (Foto: divulgação)

A professora Alexa Magalhães Dias, coordenadora do curso de Odontologia, destacou a importância do teste não apenas para os discentes, mas também para a reflexão pedagógica do corpo docente:

“Os resultados obtidos permitem identificar pontos de melhoria, orientando ajustes na abordagem metodológica e nos conteúdos trabalhados ao longo da formação acadêmica”.

A comissão organizadora, formada pelas professoras Dra. Laís Rani Sales de Oliveira, Dra. Larissa de Oliveira Reis e Dra. Rose Mara Ortega, promoveu uma oficina com os docentes para a elaboração das questões, garantindo uma abordagem integrada e interdisciplinar. Além disso, nesta edição, a psicóloga Alessandra Efrem, do setor de Assistência Estudantil e Núcleo de Apoio à Inclusão, realizou um trabalho prévio com os alunos para auxiliar no controle da ansiedade.

O professor Jean Soares Miranda, que participa do OSCE desde sua implantação, ressaltou a evolução dos alunos ao longo das edições:

“Percebemos maior familiaridade com a metodologia, redução da ansiedade e um desenvolvimento técnico e crítico mais sólido. A interação durante o teste, especialmente o feedback ao final, é extremamente enriquecedora”.

A discente Nicolle Jordaim Guimarães compartilhou sua experiência:

“A participação no OSCE foi essencial para trazer luz às dificuldades e pontos fortes das nossas práticas clínicas diárias. Apesar de trazer uma ansiedade durante a aplicação, foi uma ótima experiência para entender melhor onde podemos melhorar para nosso futuro profissional”.

Já Arthur Henrique Silva Fonseca destacou a proximidade com a realidade clínica:

“Como aluno, o teste OSCE me proporcionou momentos únicos dentro do curso de Odontologia. Sua elaboração, envolvendo todas as áreas clínicas estudadas até o momento, nos oferece uma simulação do que seria o dia a dia no consultório fora da faculdade onde não teremos o apoio dos professores para nos auxiliar e onde enfrentaremos diversos casos com características e formas únicas de resolução”.

Integração entre graduação e pós-graduação

Uma das novidades desta edição foi a participação de mestrandas do PPgCAS como avaliadoras, aproximando a pós-graduação da docência e criando um ambiente mais acolhedor. A professora Laís Oliveira, membro da comissão, enfatizou:

“A participação dos alunos da pós-graduação como avaliadores também foi um ponto alto, pois contribuiu para um ambiente mais acolhedor e formativo, fortalecendo a integração entre os diferentes níveis de ensino”.

Ao final do exame, os participantes celebraram com uma confraternização, marcando o sucesso de mais uma edição do OSCE na UFJF-GV.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu