A Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute, na segunda-feira (17/6/24), o acesso à prevenção e ao tratamento contra a doença em Ituiutaba (Triângulo Mineiro).
A reunião será às 18 horas, na Câmara Municipal (Praça Cônego Ângelo, Centro).
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate
A audiência foi solicitada pelo deputado Elismar Prado (PSD), que pretende discutir com os representantes de municípios da microrregião, entidades, hospitais e da população o cumprimento das leis que definem os prazos máximos de 30 dias para o diagnóstico do câncer e de 60 dias para o início do tratamento.
“Neste debate, vamos discutir toda a jornada do paciente oncológico, desde a prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação, terapia nutricional e cuidados paliativos até o apoio psicológico”, afirma o deputado.
“O câncer é uma doença de emergência, a segunda que mais mata no País, e o paciente não pode esperar. Temos leis importantes que garantem os direitos dos pacientes, mas, infelizmente, muitos ainda percorrem uma verdadeira ‘via crucis’ para conseguir fazer um exame ou iniciar o tratamento, o que diminui as chaces de cura”, complementa Elismar Prado.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais





