Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Festa na abertura dos Jogos Estudantis Valadarenses 2025

As disputas de atletismo já começam neste sábado (30)
Quem compareceu ontem (28) à noite à Praça de Esportes para acompanhar a abertura dos Jogos Estudantis Valadarenses 2025 presenciou uma grande festa. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 29 agosto, 2025

Quem compareceu ontem (28) à noite à Praça de Esportes para acompanhar a abertura dos Jogos Estudantis Valadarenses 2025 presenciou uma grande festa com jovens alegres, eufóricos, fumaças coloridas, chuva de papel picado, balões, pompons, cartazes e faixas, tambores, buzinas e até mascote de escola.

Ao final da cerimônia, um júri formado por influenciadores digitais elegeu e premiou com troféus as escolas destaques. As escolhidas deste ano foram: Colégio Franciscano Imaculada Conceição, Colégio Genoma, Colégio Castelo Neves Barros, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Diocesano e Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho.

 Para o influencer Willian Nunes, a cada ano o desfile das delegações das escolas surpreende mais.

“Nos últimos quatro anos eu participei do JEV jogando vôlei e algumas escolas já se destacavam no desfile, mas depois que passou a ter esta premiação criou um gostinho de competição entre elas, fazendo com que a cada ano se empenhem mais para fazer um desfile mais organizado e bonito”, declarou.

Ângela Maria Alves dos Santos, mãe do atleta paralímpico de bocha da E.M. Olegário Maciel, Davy Lucas, estava empolgada com a estreia do filho na competição.

“Eu sempre quis colocá-lo em alguma atividade esportiva, mas achei que não havia esporte que desse para ele fazer. Aí, me falaram para levar no Festival Paralímpico Loterias Caixa e lá ele fez bocha e gostou. Passei a levá-lo nas aulas de bocha de um projeto na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz. Com três meses de aula, ele foi para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e conquistou ouro na categoria (DC2) dele, e foi vice-campeão geral da bocha paralímpica na competição. Este ano está sendo só bênção”, contou sorridente após ajudar o filho a conduzir a tocha olímpica.

A diretora do Colégio Lourdinas, irmã Ana Maria Mendes, inscreveu a escola na competição depois de muita insistência dos alunos.

“Há mais de dez anos nossa escola não participa do JEV. Mas os alunos do nono ano, Lucas Baldow e Enzo Matias, são destaques no futsal e handebol, e há anos nos pedem para que participemos. Depois de muita insistência, abraçamos a causa e estamos aqui. Nossa escola vai disputar futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa e judô”, enumerou.

Tatiana Borges, mãe de Enrico, atleta de tênis de mesa e basquete do Colégio Franciscano Imaculada Conceição veio acompanhada dos parentes e brincou com a tensão de ver o filho na disputa.

“Nossa torcida é desorganizada. A avó este ano está muito gripada e não pôde vir, mas trouxe os tios avós para torcer. A expectativa é de mais sofrimento este ano. Porque ano passado ele ganhou o JEV nas duas modalidades e foi classificado para disputar a etapa estadual do JEMG deste ano. Passou duas semanas participando da competição em outras cidades e a gente sofrendo daqui”, brincou.

A secretária municipal de educação, Nair Freitas, destacou que apesar do objetivo da competição ser vencer, o maior prêmio é vivência que os estudantes vão levar.

“Eu gostaria muito que todos vocês saíssem daqui com um prêmio muito especial levando boas risadas, bons momentos, boas amizades; lembranças que vocês vão carregar para a vida toda. Aproveitem bastante este momento e que ele seja inesquecível. Quero parabenizar a toda a equipe de educação das escolas porque para que aconteça algo desta magnitude tem muita gente por trás trabalhando incansavelmente”, destacou.

Na ocasião, o procurador fiscal do município, Thiago de Castro, representou o prefeito. E aproveitou para deixar alguns conselhos aos jovens.

“Parabéns pela coragem de aceitar o desafio de participar desta competição. É bom jogar, ganhar, mas não se esqueçam de, durante os jogos, serem leais e de terem respeito uns com os outros. E se a derrota acontecer, que vocês possam encará-la como aprendizado”, aconselhou.

Amanhã (30), a partir das 8h, na Estação Olímpica acontecerão as provas de atletismo. As disputas vão ocorrer ao longo de todo o dia (confira a tabela na área para downloads abaixo).

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Downloads

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu