A etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) acontecerá entre os dias 18 e 24 deste mês, em Poços de Caldas. Nossa cidade será representada pela Escola SESI (natação), Escola Estadual Quintino Bocaiuva (atletismo) e Escola Municipal Olegário Maciel (bocha).
Pela primeira vez Valadares terá representante na bocha. O atleta Davy Lucas Alves, da E.M. Olegário Maciel, que vai estrear no JEMG, foi descoberto pelo Projeto ANDE, que aconteceu na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz.
Os resultados e as tabelas dos jogos você pode conferir pelo site: Estadual I | JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
ANDE
Criada em 1975 a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) tem como principal objetivo promover o esporte paraolímpico como ferramenta de desenvolvimento pessoal. A associação promove escolinhas de Futebol PC, Bocha e Race Running, organiza competições nacionais e regionais e coordena as seleções brasileiras das três modalidades.
Em Valadares, em parceria com a Prefeitura, a associação promoveu escolinhas gratuitas de bocha paralímpica e futsal para este público. O projeto está previsto para retornar em breve, em um novo local, agora na Praça de Esportes. A iniciativa tem ainda o apoio da Vale e da Lei de Incentivo ao Esporte.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Foto: Divulgação PMGV