O 46º Concurso Leiteiro da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi encerrado neste sábado (12/07), no Galpão Leiteiro da Cooperativa, durante a 54º Expoagro GV 2025. O evento reuniu produtores da região em mais uma edição marcada pela qualidade e alto desempenho dos animais.
Os cooperados Pedro Gabriel Nunes Sanches e Guilherme Olinto A. L. Resende alcançaram as primeiras colocações nas categorias Vaca e Novilha respectivamente, reforçando o nível técnico e genético dos rebanhos participantes.
Reconhecido como uma das principais atrações da feira, o Concurso Leiteiro tem como objetivo valorizar a pecuária leiteira e demonstrar os avanços obtidos por meio do projeto Crê$er Genética, desenvolvido pela Cooperativa. O programa promove o melhoramento genético dos rebanhos e contribui diretamente para o aumento da produtividade, da qualidade do leite e da rentabilidade do produtor.
A edição de 2025 reafirma o compromisso da Cooperativa em incentivar a inovação no campo, promover a competitividade saudável entre os cooperados e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Vale do Rio Doce.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do diretor-presidente da Cooperativa, João Marques; do coordenador de Política Leiteira, Rodrigo Santana; do diretor institucional, Gilmar de Oliveira; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, Edberto Rezende; e do presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD), Marcelo Teixeira. Durante o evento, as autoridades ressaltaram a importância do Concurso Leiteiro como uma vitrine para a pecuária leiteira regional, destacando o papel estratégico dos produtores e da Cooperativa no fortalecimento do setor no Vale do Rio Doce.
Os primeiros resultados divulgados foram na categoria Novilha. O primeiro lugar ficou com Flor da Noite, animal do cooperado Guilherme Olinto (Fazenda Estância Paraíso), que produziu 210, 200 kg de leite no concurso. O segundo lugar ficou com a novilha Cultura, animal do cooperado Ícaro Barreto (Fazenda Esperança), que produziu 192,400 kg de leite no concurso. E na terceira posição ficou a novilha Jundial, animal do cooperado Rubens Baliero (Fazenda Campina Verde) que produziu 191,550 kg de leite no concurso.
Já na categoria Vaca, a grande campeã foi Montilla, do cooperado Pedro Sanches (Fazenda Taquara Preta) com produção de 277, 350 kg de leite. A segunda posição ficou com a vaca Heneida, do cooperado Guilherme Olinto (Fazenda Estância Paraíso), com produção de 254,65 kg de leite, e em terceiro lugar ficou a vaca Vitória, do cooperado Lívio Soraggi (Fazenda Recanto), com produção de 238,00 kg de leite.
Para o diretor-presidente João Marque, “O alto nível técnico do 46º Concurso Leiteiro simboliza com clareza que a Cooperativa tem promovido na vida dos nossos produtores. Os animais que vimos aqui são fruto de um trabalho contínuo e comprometido com a qualidade genética, resultado direto do projeto Crê$er Genética. Ter rebanhos com esse padrão significa maior rentabilidade, sustentabilidade na produção e, principalmente, mais qualidade de vida para quem vive do campo.”, destacou João Marques.
Resultado na categoria Vaca:
1º: Montilla (277,350 kg de leite in natura), cooperado Pedro Gabriel Nunes Sanches (Fazenda Taquara Preta);
2º: Heneida (254,650 kg de leite in natura), cooperado Guilherme Olinto A. L. Resende (Fazenda Estância Paraíso);
3º: Vitória (238,000 kg de leite in natura), cooperado Lívio Soraggi Coura (Fazenda Recanto);
4º: Gisele (36,850 kg de leite in natura), cooperado Lívio Soraggi Coura (Fazenda Recanto);
5º: Cachoeira (208,100 kg de leite in natura), cooperado João Marques Pereira Neto (Fazenda Ribeirão do Capim).
Resultado na categoria Novilha:
1º: Flor da Noite (210,200 kg de leite in natura), cooperado Guilherme Olinto A. L. Resende (Fazenda Estância Paraíso);
2º: Cultura (192,400 kg de leite in natura), cooperado Ícaro Ambrósio Lopes Barreto (Fazenda Esperança);
3º - Jundial (191,550 kg de leite in natura), cooperado Rubens Balieiro de Souza (Fazenda Campina Verde);
4º: Jiji (182,900 kg de leite in natura), cooperado Rubens Balieiro de Souza (Fazenda Campina Verde);
5º: Flor de Minas (179,350 kg de leite in natura), cooperada Edberto José Zanon Rezende (Sítio Santa Marta).





Fotos: Divulgação Cooperativa