Cerca de 3 mil crianças de escolas públicas e privadas de Governador Valadares devem passar pelo Parque de Exposições José Tavares Pereira durante a 54ª edição da ExpoAgro, dentro do projeto Agropecuária na Escola. Em sua 14ª edição, o projeto é promovido pela União Ruralista Rio Doce Mulher (URRD), com a participação de voluntários e o apoio de diversas instituições, entre elas a UNIVALE, que participa com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
No primeiro dia de visita, os alunos foram recebidos no Tatersal Cantídio Ferreira, pela equipe da URRD e os parceiros do projeto. Para a reitora da UNIVALE, Lissandra Rocha, a parceria é uma oportunidade de despertar o interesse das novas gerações pelo cuidado com os animais e o meio ambiente. “Estamos, em vários momentos, contando para as crianças como é importante cuidar dos animais, zelar pela saúde deles com os hospitais veterinários. Também estamos presentes na Fazendinha, onde nossos alunos e professores da Agronomia explicam como preservar o meio ambiente”, destacou.
As crianças seguiram por um tour pelo parque, acompanhadas por monitores, voluntários e professores. Durante o trajeto, elas aprenderam, de forma lúdica e interativa, sobre o dia a dia no campo e a importância do setor agropecuário na sociedade. A pró-reitora acadêmica da UNIVALE, Adriana Coelho, reforçou o papel da universidade na aproximação entre o agro e o público infantil: “A gente traz numa linguagem simples para as crianças o que é o agro, o que a UNIVALE oferece, e como o agronegócio está presente no nosso dia a dia”, explicou.
O ponto alto do dia foi a visita à Fazendinha da União, um espaço repleto de hortaliças, mini animais e experiências práticas. Lá, os alunos receberam orientações dos professores da UNIVALE sobre o ciclo da água e o plantio de hortaliças. A professora Janaína Gomes animou os pequenos com uma palestra interativa, mostrando as diferenças entre áreas degradadas e áreas de preservação.
A presidente da União Ruralista Rio Doce Mulher, Juliana Brasileiro, falou sobre o impacto do projeto:
“O campo precisa da cidade e vice-versa. As crianças são transformadoras para que a gente continue alimentando o mundo. Queremos que elas saiam daqui com a consciência do que é o agro”, disse.
Os alunos da Escola Municipal Serra Lima, do bairro Palmeiras, participaram do projeto. Para a professora Iris Fernandes, a experiência é uma oportunidade valiosa de aprendizado:
“É muito importante que eles saibam a importância do agro. Muita coisa que usamos no dia a dia vem do campo”, afirmou.


Fotos: Divulgação Univale