Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

SEMA presente na Expoagro com Fazendinha, Agricultura Familiar e Fruticultura

Os visitantes da edição 2025 da Exposição Agropecuária poderão conhecer um pouco mais das políticas públicas da gestão municipal voltadas ao desenvolvimento regional, à geração de emprego e renda e segurança alimentar
Fazendinha. Foto: Divulgação
quinta-feira, 3 julho, 2025

A Exposição Agropecuária de Valadares – Expoagro 2025 – começa nesta sexta-feira (4) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) está com tudo pronto para receber os visitantes com seus atrativos: a Fazendinha, projeto da União Ruralista no qual a SEMA é parceira, a Feira da Agricultura Familiar e o Projeto de Fruticultura.

Fazendinha

A abertura da Fazendinha, acontecerá no sábado (5), às 9h30. Além do setor de animais, o projeto traz este ano 434 metros quadrados de área cultivada pelas equipes do Departamento de Agricultura e Pecuária (DAP) da SEMA. Hortaliças, leguminosas, frutos e cereais, como resultado de três meses de trabalho intenso.

O circuito atrai, além dos visitantes da feira, alunos de escolas públicas e particulares que realizam visitas agendadas ao espaço. São esperados em torno de três mil alunos este ano.

Os estudantes terão a oportunidade de ver de perto os cultivos de três variedades de abóbora (japonesa, menina e moranga), acelga, agrião, alface simples e roxa, almeirão chicória, amendoim, berinjela, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, feijão, manjericão, milho, mostarda, rabanete, repolho, repolho roxo, rúcula, salsa, tomate e quiabo.

Ao final da edição deste ano da Expoagro, todo o cultivo será colhido e doado a instituições filantrópicas da cidade, por meio do Banco de Alimentos do município. 

Feira da Agricultura Familiar

A Feira da Agricultura Familiar terá 40 agricultores expondo e comercializando seus produtos. O visitante poderá adquirir cachaça, mel, defumados, roscas, rapadura, queijos e hortifrúti. Os estandes da feira funcionarão de segunda a sexta-feira das 18h às 22h. Aos sábados e domingos das 13h às 20h.

A agricultura familiar tem revelado a força do campo a partir da dedicação dos agricultores e do comprometimento da Prefeitura, que, com políticas públicas eficientes, tem assegurado assistência técnica e parcerias importantes para a expansão não apenas da produção, mas também de novos mercados locais e regionais. Outro fator é que se constitui política pública importante de segurança alimentar, haja vista os produtos orgânicos comercializados.

Fruticultura na Expoagro

O projeto de Fruticultura também está na programação da Expoagro. A SEMA fará a entrega de 3,4 mil mudas de pés de laranja a produtores familiares da região também no sábado (5), às 10h, logo após a abertura oficial da Fazendinha. O objetivo do projeto, desenvolvido em parceria pela prefeitura e Sebrae, é estabelecer polos frutíferos no município e viabilizar o desenvolvimento da cadeia produtiva da fruticultura.

Diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária da SEMA, Felipe Peres Ferreira, destaca que “o compromisso da SEMA com o projeto é oferecer toda a assistência técnica que os agricultores familiares precisam, desde o tratamento da terra, plantio, até a colheita”. E citou o apoio dado pela prefeitura também no atendimento de demandas por transporte, como no caso das 3,4 mil mudas de laranja transportadas de Linhares, no Espírito Santo, por um caminhão da Prefeitura.

Atualmente em Valadares, a base da produção de frutas pela agricultura familiar gira em torno do cultivo de banana, abacate, limão, goiaba, laranja, cajá-manga e manga. O Projeto de Fruticultura já está presente nos distritos de Córregos do Bernardo, Melquíades, Penha do Cassiano e Paca.

Jornalista: Hélida Patrícia Palmeiras

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu