A quarta-feira (9) foi marcada por duas importantes ações do Sistema Faemg Senar durante a 54ª ExpoAgro GV, em Governador Valadares. Pela manhã, o Encontro de Jovens reuniu estudantes do ensino médio de escolas estaduais da cidade para debater o futuro do agro e a sucessão rural por meio do tema Conexão Agro Jovem - sucessão, futuro e oportunidades no campo. À tarde, foi a vez do 3º Encontro de Mulheres e o Agro, que trouxe como tema “Mulher, a flor do campo!”.
No turno da manhã, a proposta foi envolver os jovens na discussão sobre as oportunidades do setor agropecuário e como eles podem se preparar para assumir um papel ativo e inovador nas propriedades rurais.
“Queremos encantar os jovens com o nosso setor, mostrar as oportunidades que o agro oferece, mesmo para quem ainda não está diretamente envolvido com ele”, afirmou a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.
Sebastião Brinate, supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar (ATeG Café+Forte) e um dos palestrantes do encontro, destacou a importância da formação e da responsabilidade dos futuros profissionais do campo:
“Viemos aqui plantar uma sementinha de transformação, mostrando que é possível crescer com valores, conhecimento e compromisso com uma agricultura mais produtiva e sustentável”.
Já à tarde, o protagonismo foi feminino. O Encontro de Mulheres, que chegou à terceira edição, propôs uma reflexão sobre o papel das mulheres na sustentabilidade das propriedades rurais. A palestrante Mariana Ramos, geógrafa e gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, trouxe contribuições sobre o engajamento feminino no campo e os caminhos para uma atuação mais ativa e transformadora das mulheres no agro.
As iniciativas fazem parte da proposta do Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, de promover capacitação, valorização e inclusão em todas as frentes do setor agropecuário.

Foto: Divulgação Sistema Faemg Senar