A noite desta segunda-feira (07) marcou a abertura oficial da programação de cursos gratuitos oferecidos pelo curso de Agronomia da UNIVALE na Fazendinha, durante a 54ª Exposição Agropecuária de Governador Valadares. O tema do primeiro encontro foi a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), técnica cada vez mais valorizada na recuperação de áreas degradadas e no aumento da produtividade de forma sustentável.
A proposta da ILPF, conforme destacou o engenheiro agrônomo Mário de Almeida, tem se mostrado uma das alternativas mais eficazes para recuperação de pastagens. “A gente sabe que as pastagens estão cada vez mais degradadas. A integração entre lavoura, pecuária e floresta tem se mostrado uma técnica fantástica para recuperar essas áreas com eficiência e sustentabilidade”, afirmou.
Já a zootecnista Mariana de Souza Farias, uma das coordenadoras da equipe UNIAGRO GV, ressaltou os benefícios diretos da técnica para a pecuária regional. “Com a integração, especialmente entre floresta e pecuária, temos o ganho do bem-estar animal, como a sombra, que impacta positivamente na produção de leite e carne. É uma estratégia maravilhosa para os produtores da nossa região”, destacou Mariana.
Participação ativa dos alunos
Além da troca de conhecimento técnico, o evento também é uma vitrine para os alunos do 5º período de Agronomia da UNIVALE, que atuam diretamente na condução das atividades. Brenda Machado e Walter Júnio fazem parte da equipe UNIAGRO GV, que participa da Maratona FAEMG Jovem, projeto estadual promovido pelo Sistema FAEMG Senar com o objetivo de formar lideranças jovens no agro.
Brenda comentou sobre a participação dos alunos. “A gente está apresentando programação técnica no estande da UNIVALE, representando o UNIAGRO GV. Também atuamos com ações sociais, como a campanha de doação de roupas, e desenvolvemos projetos voltados à preservação ambiental e apoio aos feirantes locais”, explicou.
Programação segue até sexta-feira
Os cursos seguem até sexta-feira (11), sempre às 19h, no espaço Fazendinha, localizado dentro do Parque de Exposições José Tavares Pereira. As inscrições são feitas no local e a participação é gratuita e aberta ao público.
- Terça-feira (08/07): Caldas naturais para controle de pragas
- Quarta-feira (09/07): Aptidão das Raças Bovinas
- Quinta-feira (10/07): Amostragem de Solo: Como fazer?
- Sexta-feira (11/07): Forrageiras com potencial para a região de Governador Valadares
Sobre a Maratona FAEMG Jovem
A Maratona FAEMG Jovem é uma iniciativa que busca despertar o protagonismo dos jovens no campo, conectando-os aos sindicatos rurais e formando lideranças para o agronegócio do futuro. Além de fortalecer o vínculo com o setor produtivo, os participantes executam projetos reais com impacto social e técnico nas comunidades.
Os cursos oferecidos pela UNIVALE durante a ExpoAgro, com a participação dos alunos do curso de Agronomia, entram como atividade relacionada à Maratona FAEMG Jovem.