Entre os dias 31 de julho e 10 de agosto a praça dos Pioneiros vai receber a 19ª edição da já tradicional – e aguardada – Festa das Flores, momento em que aquele espaço se transforma num grande jardim para deleite dos amantes das plantas, desde as mais conhecidas até as mais exóticas, incluindo folhagens, frutíferas, ornamentais e, é claro, as sempre adoradas orquídeas. Além das plantas, os entusiastas da jardinagem encontrarão terra vegetal, vasos cerâmicos e uma diversidade de produtos essenciais para o cultivo e cuidado de seus jardins.
Na programação deste ano haverá apresentações musicais, oficinas, exposições de arte e artesanato, cultura popular, teatro e dança. Todas as apresentações são gratuitas e abertas a todo o público. Como nas edições anteriores, um dos grandes destaques da agenda cultural do evento são as oficinas, que proporcionam oportunidades únicas de aprendizado e conexão com diferentes aspectos da cultura, da natureza e da arte. Além disso, vai ter muita música e performances de artistas locais.
Desde sua primeira edição, a Festa das Flores tem marcado a história de Governador Valadares. Durante seus onze dias, o evento movimenta a cidade, atraindo turistas de toda a região. Reconhecida oficialmente desde 2008 pela Lei Municipal nº 5.829, de 27 de março, a Festa das Flores é parte integrante do calendário de eventos da cidade.
A Festa das Flores é realizada pelo Núcleo Luz Divina-CEBUDV em parceria com a Associação Encantar e com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Com caráter social, o valor arrecadado será destinado às ações já desenvolvidas pelo CEBUDV na região e para a estruturação do Departamento de Beneficência, garantindo um impacto positivo duradouro na comunidade.
O evento mantém seu caráter beneficente, com a doação de 10% dos lucros para importantes instituições beneficentes locais.
Confira a programação:
Oficinas
- Oficina de Nós: Realizada pela artesã Ivana Lage, aprenda a criar um suporte de decorativo para suas plantas utilizando a técnica do Macramê;
- Oficina Sementes do Futuro: Realizada por Luiz e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), é um convite à reflexão sobre sustentabilidade e o futuro;
- Oficina Sementes Florestais: Conduzida por Herbet Pereira, do CIAAT, é focada no plantio e cuidado com a flora local;
- Oficina Hortas Suspensas: Ministrada por Danubya Mendes, do CIAAT, oferece soluções criativas para cultivo em pequenos espaços;
- Oficina de Ikebana: A tradicional arte japonesa de arranjo floral retorna para encantar os participantes;
- Oficina de Dança Circular: Instrutora Raquel Borges
Música e dança
Abertura com show de Otavio Cirino, seguido por apresentações de capoeira, sarau e música com Elizete. A diversidade artística se expande com o Coral UFJF, show de DIORGEM e performances de dança com o Ballet Rubia Santos, ADQF, Ballet Poliana Lima e Grupo Katarriso. Haverá também shows musicais de Lima Júnior, Samuel Calazans, Marcos Aranha e Aristeles, e a participação do Instituto Nosso Lar, que sempre enriquece a programação com suas apresentações.
Serviço
Os horários das oficinas e das apresentações podem ser consultados na página do Facebook: Festa das Flores ou no Instagram: @festadasfloresgv. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo link https://linktr.ee/oficinasfestadasflores, disponível também nas redes sociais do evento.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Divulgação PMGV