Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Formalizada candidatura de Alencar da Silveira Jr. a conselheiro do TCE

Na Reunião Ordinária de Plenário, também foi designada a comissão especial para emitir parecer, após sabatina do parlamentar.
Na Reunião Ordinária de Plenário desta quinta-feira (10), foram lidos os nomes dos integrantes da comissão especial que analisará a candidatura do deputado Alencar da Silveira Jr. Foto: Daniel Protzner ALMG
quinta-feira, 10 julho, 2025

Foi formalizada nesta quinta-feira (10/7/25) a candidatura única do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi lida a comunicação da Presidência informando a apresentação do nome do parlamentar, por meio do Requerimento 12.678/25, que será encaminhado à Mesa da Assembleia para análise da documentação e verificação dos requisitos estabelecidos no Artigo 78 da Constituição do Estado.

Também foi designada a Comissão Especial para emitir parecer sobre a escolha, após sabatina do deputado. São os seguintes os integrantes, sendo cinco efetivos e cinco suplentes:

  • Bloco Minas em Frente (BMF)

Efetivo: deputado Cassio Soares (PSD); suplente: deputado Gil Pereira (PSD)

  • Bloco Avança Minas (BAM)

Efetivo: deputado Noraldino Júnior (PSB); suplente: deputado Charles Santos (Republicanos)

Efetivo: deputado João Magalhães (MDB); suplente: deputada Carol Caram (Avante)

  • Bloco Democracia e Luta (BDL)

Efetivo: deputado Ulysses Gomes (PT); suplente: deputado Professor Cleiton (PV)

  • Bancada do PL

Efetivo: deputado Bruno Engler; suplente: deputada Marli Ribeiro.

Tribunal de Contas

O TCE tem a finalidade de exercer o controle externo das contas públicas municipais e estaduais. Entre suas atribuições, estão a análise da prestação de contas anual do governador e dos prefeitos, além da fiscalização do orçamento público e da realização de auditorias contábeis nos Poderes do Estado e dos municípios.

A atual organização do órgão é baseada na Constituição Mineira de 1989, que ampliou os poderes e o alcance das atividades de fiscalização. Dos sete conselheiros do colegiado, quatro são escolhidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e três pelo governador.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu