Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

GAES GV completa dois anos e motiva audiência pública em prol de políticas públicas de prevenção e posvenção ao suicídio

Tema será discutido hoje (30) na Câmara Municipal as 17h
Câmara Municipal de Governador Valadares. Foto: Divulgação
terça-feira, 30 setembro, 2025

O Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio (GAES/GV), que completou dois anos de atuação em março, com voluntários,  em Governador Valadares  desde 2023, depois de atuar nesse período sempre junto aos sobreviventes, semanalmente, com um trabalho preventivo, e sempre junto a comunidade nos meses de setembro dos anos anteriores com palestras e ações preventivas pontuais e importantes, avançou. 

Em 2025, para comemorar os dois anos do grupo decidiu atuar para motivar a discussão da necessidade de estabelecer Políticas Públicas efetivas para prevenir o Suicídio, seja no pré, com as possíveis vítimas, seja no pós, com os sobreviventes, onde chamamos de pósvenção, mas que também é prevenção. Hoje, 30 de setembro, simbolicamente fechando o Setembro Amarelo, vamos realizar, com o apoio da vereadora Fernanda Braz, uma Audiência Pública, às 17h com o tema “Por uma Valadares que cuida da saúde mental: prevenção e pósvenção ao suicídio como compromisso coletivo, sustentado por políticas públicas efetivas”.

Toda a sociedade civil foi convidada, autoridades da área da saúde, educação e assistência social, toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), forças de segurança e onde o trabalho de conscientização e formação começa, nas universidades, especialmente nos cursos de psicologia, medicina e enfermagem, que são os profissionais que terão os primeiros contatos, e claro, familiares, ou seja, a sociedade em geral. 

Os números* mostram o quanto as Políticas Públicas são necessárias. Dados da Organização Mundial de Saúde  (OMS) mostram que mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano e que o suicídio é a terceira principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. Países de baixa e média renda somam 73% dos suicídios globais, que são concretizados pelos diversos motivos, influenciados por fatores sociais, culturais, biológicos, psicológicos e ambientais presentes em todo o curso da vida. 

Um ponto importante  a ser discutido é quanto a Políticas Públicas com protocolos definidos na RAPS para acompanhamento dos tentantes, atuando em todas as frentes. Os dados da OMS mostram que para cada suicídio há muito mais pessoas que tentam suicídio. Uma tentativa prévia de suicídio é um importante fator de risco para o suicídio na população em geral. 

*https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/suicide

GAES/GV

O Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio de Governador Valadares (GAES/GV) é aberto a todos os que passam pela perda de um parente ou amigo por suicídio. Os Sobreviventes/Enlutados necessitam de um lugar seguro onde possam compartilhar sua vivência, explorar e expressar seus sentimentos, levantar suas questões e suas dúvidas, sempre sem julgamentos ou críticas,  contando com o apoio de outros membros que viveram uma experiência similar exatamente o que eles encontram no GAES, um grupo de mútuo ajuda. 

O GAES/GV é fruto do GAES/MG, criado em Belo Horizonte como parte de um projeto de extensão da cadeira de Psiquiatria do curso de Medicina da UFMG, sob a titularidade do Prof. Dr. Humberto Côrrea, uma das principais autoridades em Suicidologia da América Latina. 

Em Valadares o GAES é conduzido e mediado por profissionais voluntários sendo o psiquiatra é Pedro Colen,  a psicóloga Sâmara Nick, a psicóloga Marcela Rezende e a jornalista Valéria Alves.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu