Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Gestão da Assistência Social motiva audiência pública

Financiamento das ações está no centro do debate, que deve tratar da execução dos recursos do Fundo de Assistência Social
A reunião faz parte de uma agenda parlamentar que visa melhorar os serviços de assistência social em Minas Gerais. Foto: Luiz Santana/ALMG
segunda-feira, 27 maio, 2024

A gestão democrática do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o financiamento das ações na área serão tema de audiência pública nesta terça-feira (28/5/24), às 14h30, no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

O encontro é um desdobramento de ações parlamentares para melhorias do SUAS, como informou a deputada Bella Gonçalves (Psol), autora do requerimento que deu origem à audiência.

As preocupações são, em especial, com as destinações dos recursos do Fundo de Erradicação da Miséria (FEM) e do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).

Bella Gonçalves foi a autora de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), posteriormente vetada pelo governador Romeu Zema (Novo), para atrelar os recursos do FEM ao FEAS. Apesar de parte da sociedade civil ter reivindicado a derrubada de tal veto, ele acabou mantido na Casa Legislativa. 

Em decorrência das discussões, porém, foi aprovada a Lei 24.725/ 2024, que vincula 15% dos recursos do FEM ao FEAS, além de vinculações às áreas da saúde e da educação. Como resultado, o FEAS terá maior orçamento a partir de 2024. “O repasse final ao FEAS foi três vezes o repasse previsto, queremos agora que o valor seja executado”, explicou Bella Gonçalves.

A audiência pretende, então, acompanhar a execução desses recursos. Além disso, de acordo com a deputada, o governo estadual anunciou que vai convocar o Comitê Gestor do FEM para elaborar um Plano de Erradicação da Miséria. O encontro será também uma oportunidade para se discutir os caminhos necessários para tal Plano.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu