Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Projeto Climativa capacita 12 municípios para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas com soluções locais
Equipes da Semad visitaram 12 municípios mineiros para capacitar profissionais e fortalecer a governança ambiental no combate às mudanças climáticas. Foto: Divulgação
segunda-feira, 11 agosto, 2025

DA AGÊNCIA MINAS

Governo de Minas Gerais concluiu mais uma etapa do Projeto Climativa, iniciativa que apoia a elaboração de Planos de Ação Climática Municipais (PLACs). Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) visitaram 12 municípios mineiros para capacitar profissionais e fortalecer a governança ambiental no combate às mudanças climáticas.

Na fase mais recente, as visitas técnicas ocorreram nos municípios de Belo Oriente, Congonhas, Itamarandiba, Três Corações e Varginha. O ciclo será encerrado com a visita a Taiobeiras na próxima semana. Anteriormente, o projeto passou por Araxá, Monte Carmelo, Naque, Nova Serrana, Pará de Minas e Raul Soares.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Semad, a Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram selecionados municípios com até 100 mil habitantes, que demonstraram interesse em desenvolver políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática.

Participação popular e metodologia científica

A diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos, explica que a próxima etapa será marcada pela realização de oficinas participativas e audiências públicas. “Na próxima fase serão realizadas oficinas de participação popular e uma audiência pública antes da finalização dos planos”, afirmou.

A metodologia utilizada no Climativa combina análises técnicas, envolvimento comunitário e capacitação de servidores públicos, seguindo diretrizes da Semad e da Plataforma Climativa, desenvolvida por pesquisadores da UFMG. A abordagem busca promover decisões mais estratégicas e eficazes diante dos desafios climáticos locais.

Com o Projeto Climativa, Minas Gerais dá mais um passo na consolidação de políticas públicas ambientais voltadas para adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Ao promover soluções locais e integradas, o estado reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu