Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
quarta-feira, 14 janeiro, 2026

HBS realiza promoção de saúde mental para colaboradores

Grupo de Trabalho Humanizado da BSBS promove ação de promoção da saúde mental para colaboradores e pacientes do Hospital Bom Samaritano no Janeiro Branco
O trabalho beira leito - janeiro Branco com pacientes no HBS

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), realiza nos dias 13, 14 e 15, ações organizadas pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) durante o Janeiro Branco, para promoção da saúde mental dos colaboradores do Hospital Bom Samaritano (HBS). “Vamos promover uma ação especial voltada aos colaboradores e pacientes, com abordagens diferentes, porém igualmente acolhedoras, com objetivo de promover reflexão e autocuidado em todos os públicos do hospital”, afirma Wanessa Neiva que preside o GTH do HBS.

Janeiro Branco para os pacientes

Para os pacientes (14/1 as 10h e 15/1 as 14h), a ação ocorre nas enfermarias com visitas beira leito cantando louvores, promovendo fé, esperança e acolhimento, respeitando o tempo, os sentimentos e as escolhas de cada pessoa. As psicólogas conduzem momentos com dicas de higiene mental frente ao enfrentamento da doença, criando um ambiente de apoio integral e humanizado.

"A psicologia hospitalar tem um papel fundamental na promoção da chamada “higiene mental”, que envolve o cuidado contínuo com os aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais do paciente durante o adoecimento. O enfrentamento de uma doença, especialmente em ambiente hospitalar, costuma mobilizar medo, ansiedade, insegurança, luto simbólico e sensação de perda de controle. A atuação da psicologia auxilia o paciente a reconhecer e elaborar essas emoções, favorecendo a adaptação ao tratamento, a adesão terapêutica e a redução do sofrimento psíquico”, esclarece a psicóloga Isadora Oliveira, reforçando a importância da psicologia hospitalar em todo tempo.

A psicóloga hospitalar do HBS reforça que no Janeiro Branco, essa prática se torna ainda mais essencial, pois o mês convida à reflexão sobre saúde mental como parte indissociável da saúde integral, reforçando que cuidar da mente não deve ser algo pontual, mas constante inclusive durante processos de adoecimento físico.

Programação para os colaboradores

Para os colaboradores, nos dias 13 de janeiro, foi realizada uma apresentação teatral encenada por funcionários, retratando situações comuns do dia a dia profissional, para promover reflexão, incentivar o autocuidado, a empatia e o reconhecimento dos sinais de desgaste mental, reforçando a importância de buscar apoio e cuidar da saúde emocional. Após a apresentação teatral o psicólogo José Soares, fara uma fala enfatizando os cuidados com esses pontos no cuidado da saúde mental.

“Os profissionais de saúde estão constantemente expostos a altos níveis de estresse, sobrecarga emocional, contato frequente com sofrimento, dor e perdas, o que aumenta o risco de desgaste mental, burnout e adoecimento psíquico. Ações voltadas à saúde mental, como as do GTH no Janeiro Branco, oferecem espaços de reconhecimento, cuidado e prevenção, possibilitando que esses profissionais percebam também que precisam de apoio”, explica a psicóloga Isadora Oliveira do Hospital Bom Samaritano.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu