Bloco, instrumentação e focos cirúrgicos preparados, médico cirurgião, enfermeiros e técnicos de enfermagem com indumentárias, luvas e máscaras, a postos, equipamentos em funcionamento e paciente sedada. Pronto! É chegada a hora da primeira cirurgia por videolaparoscopia para retirada da vesícula.
O procedimento inédito realizado no Hospital Municipal de Valadares marcou a saúde pública do nosso município pela utilização de uma tecnologia de ponta para ofertar procedimentos minimamente invasivos, pelo avanço da medicina e, principalmente, pelo compromisso contínuo, zelo e excelência dos profissionais de saúde, que prestam atendimentos de qualidade, com eficiência, cuidados e humanização aos pacientes.
"As cirurgias por videolaparoscopia são menos invasivas do que os procedimentos convencionais, e isso proporciona ganhos, como a recuperação mais rápida, confortável e segura para os pacientes, menor tempo de internação e redução significativa nos riscos do pós-operatório. E essa de hoje foi um sucesso", comemorou o coordenador da equipe de cirurgia geral do Hospital Municipal, Romeo Lages.
Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes que formam o sistema. Além disso, os equipamentos permitem a realização de procedimentos em diversas especialidades, como Cirurgia Geral, Pediátrica, Urologia, Ginecologia e Vascular. Um marco para a saúde de Valadares.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social