Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Ipatinga amplia atendimentos de mamografia em alusão ao Outubro Rosa

Município oferece mutirões aos sábados para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama
Mamografia. Foto: Divulgação PMI
segunda-feira, 6 outubro, 2025

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de cuidado e prevenção voltadas às mulheres. Uma das principais iniciativas é a ampliação dos atendimentos de mamografia na rede pública, com mutirões realizados aos sábados na Policlínica Municipal.

Mensalmente, a unidade oferta em média 600 mamografias, distribuídas em 30 exames por dia e cerca de 150 por semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Neste mês, além do atendimento regular, os mutirões começaram neste sábado (4) e serão realizados nos dias 18 e 25 de outubro, das 7h às 15h, com a oferta de 30 vagas em cada data, garantindo mais oportunidades de acesso ao exame.

Ação reforça o cuidado e a prevenção

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a promoção da saúde da mulher.

“O Outubro Rosa é um momento muito importante para reforçarmos o cuidado e a prevenção. A ampliação das vagas de mamografia aos sábados é uma forma de facilitar o acesso das mulheres, especialmente aquelas que trabalham durante a semana. Queremos garantir que cada vez mais ipatinguenses possam realizar o exame e, assim, aumentar as chances de diagnóstico precoce do câncer de mama”, destacou.

Os agendamentos são realizados diretamente nas unidades de saúde de referência das pacientes. O exame pode ser feito mediante solicitação de um médico ou enfermeiro da unidade, e a recomendação é que todas as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia regularmente, garantindo a detecção precoce de possíveis alterações.

Além da ampliação das vagas, durante o mês de outubro a Policlínica promove atividades de conscientização e acolhimento, incluindo palestras educativas, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e ações de bem-estar, como escalda-pés e oferta de chá aos pacientes.

por SECOM PMI

Fotos: Divulgação PMI

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu