A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza no próximo dia 11 de novembro (terça-feira), das 12h às 18h, o II Seminário Integrado Sob Medida. O evento, com o tema “Histórias que pedem acolhimento: o adolescente para além da medida socioeducativa”, será realizado no Clube dos Pioneiros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), localizado na rua Borba Gato, 215, bairro Bom Retiro.
O seminário propõe um espaço de diálogo e reflexão sobre o trabalho desenvolvido com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE, 2012), decorrentes de atos infracionais. O objetivo principal é promover a socioeducação e a ressocialização desses jovens, contribuindo para a construção de novos projetos de vida, o rompimento com o ciclo infracional e a redução da reincidência, com ênfase na justiça restaurativa, na reparação de danos e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Construído para profissionais de diversos setores, famílias e os próprios adolescentes, o encontro envolve os três serviços de medidas socioeducativas oferecidos no município: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (executado no CREAS, com Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade), Serviço de Medida Socioeducativa de Semiliberdade e Serviço de Medida Socioeducativa de Internação (ambos de responsabilidade estadual). O evento destaca a integração intersetorial, envolvendo áreas como assistência social, saúde, educação, esporte e lazer, segurança, mundo do trabalho, conselhos tutelares, universidades e sistema de garantia de direitos.
Em 2024, a primeira edição do seminário, com o tema “Uma Rede Sólida em prol dos Direitos dos Adolescentes”, reuniu cerca de 330 participantes, incluindo forças de segurança, Ministério Público, Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Centro
Socioeducativo, Polo de Medidas Socioeducativas e Procuradoria Geral do Município.
“Foi um sonho antigo, que nasceu em 2019 e se concretizou com o apoio da gestão municipal e estadual, a participação em massa e, acima de tudo, dos adolescentes”, afirmou o secretário Municipal de Assistência Social, Flávio Miranda.
Mais do que uma ação da Política de Assistência Social, o atendimento socioeducativo exige o comprometimento de toda a rede de proteção. O II Seminário Sob Medida reforça a cooperação técnica e o diálogo intersetorial para alinhar conceitos, definir fluxos de atendimento e consolidar estratégias de inclusão e promoção social, reconhecendo a vulnerabilidade como fenômeno complexo e multifacetado.
Inscrições gratuitas e limitadas pelo Sympla.com.br e busque “Seminário Integrado Sob Medida” na aba de pesquisa.
Programação:
12h – Credenciamento (inscrições prévias)
12h30 – Abertura do evento
12h40 – Composição da Mesa de Honra
12h50 – Execução do Hino Nacional Brasileiro
13h – Pronunciamento dos convidados da Mesa de Honra
13h35 – Apresentação cultural
13h40 – Palestra Magna com Cláudio Hortêncio, advogado, professor, pesquisador e integrante da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (NECA)
16h20 – Apresentação cultural
16h40 – Debate
17h40 – Considerações finais
17h50 – Entrega de certificados
por SECOM PMI


Fotos: Divulgação PMI





