O Dia da Consciência Negra é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, como forma de marcar a luta pela igualdade racial no país, mas o assunto foi pauta na tarde desta segunda-feira (17) com partilha e construção de referenciais para um grupo de jovens da Rede Cidadã, em Governador Valadares. Eles participaram do seminário “Assistir, Visibilizar e Reparar”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SMCELT), que aconteceu no anexo 1 da Prefeitura (prédio da antiga Fadivale), no Centro.
Além de palestras e debates, durante o seminário os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) tomaram posse para o biênio 2025/2027. Presidente do COMPIR, Antônio Augusto Alves, que também responde como gerente de Promoções Culturais, Juventude e Igualdade Racial do Departamento de Cultura da SMCELT, avaliou positivamente o evento.
“Tivemos jovens interessados participando durante toda a tarde e a importância disto é que temos que preparar a juventude para continuar esta trajetória que temos trazido até aqui”, disse.
Como membro e presidente eleito do COMPIR, Alves disse ainda que “a igualdade racial é um desafio perseguido há muito tempo e que perpassa a superação de uma série de problemas e realidade sociais, promovendo a inclusão, com equidade na questão da raça”, frisou.
Ao comentar sobre a importância do evento, Rodrigo Limeres, diretor do Departamento de Cultura da SMCELT, acredita ele abrirá “uma linha ampla de debate sobre as questões raciais atualmente no Município, o quanto evoluímos, o quanto ainda precisamos evoluir, para que a gente consiga se situar e batalhar junto sobre todas essas questões de diversidade étnico-racial em Valadares.
A jovem Maria Fernanda Teixeira Correa, 20 anos, assistiu a todas as palestras atenta. Participante da Rede Cidadã há oito anos, ela disse que a interação com outras pessoas permitiu aos jovens esclarecer dúvidas sobre o Dia da Consciência Negra e a compreender a importância do que se celebra. “Percebemos que não cessaram os desafios. Ainda hoje é preciso falar e lutar para enfrentar o preconceito e fazer prevalecer a igualdade racial”, ponderou.
Conheça abaixo os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR):
MEMBROS GOVERNAMENTAIS
> Secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Titular: Antônio Augusto Alves
Suplente: Anselmo Nunes do Nascimento
> Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Eunice Maria cruz de Souza
Suplente: Maria Franklin Nazareth Forsch
> Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Micael Alves dos Santos
Suplente: Carmem Sílvia Rodrigues Portes
> Secretaria Municipal de Educação
Titular: Altaide Nunes Ferreira
Suplente: Aira Rodrigues dos Santos
> Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento
Titular: Guilherme Moraes de Castro
Suplente: Andrea de Cassia Lemes Godinho de Souza
MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL
> Religiosidade de Matriz Africana
Titular: Glades Mary Costa Godoi Varanda
Suplente: Maria Angélica da Silva Lisboa
> Comunidades Periféricas
Titular: Mateus Ferreira de Oliveira Lopes
Suplente: Josilene Alves Silva
> Luta pela Igualdade Étnico-Racial
Titular: Ademir Martins da Silva Júnior
Suplente: Erika Benigna Nascimento
> Coletivo de Mulheres
Titular: Alcione Linhares Lourenço de Souza
Suplente: Sandra Vieira dos Santos
> Coletivo LGBTQIA+
Titular: Andrew Carlos Amaral Oliveira
Suplente: Sara Pereira Souza
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





