A Prefeitura de Ipatinga publicou o edital que abre inscrições para a seleção de representantes da sociedade civil no Grupo de Acompanhamento do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O documento completo está disponível pelo site www.ipatinga.mg.gov.br e os interessados em participar já podem fazer sua inscrição online, até as 12h, do dia 7 de agosto.
A audiência pública de lançamento do plano será realizada no dia 11 de agosto, às 18h30, na Câmara Municipal. Na ocasião, será apresentado à sociedade o plano de trabalho, o cronograma das atividades e a metodologia que norteará a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Também será formado o Grupo de Acompanhamento Popular, composto por representantes da sociedade civil. Esse grupo atuará de forma participativa no acompanhamento de todas as etapas do processo.
O plano está sendo elaborado em parceria com o CEFET-MG, e será guiado por sete eixos temáticos que tratam de questões essenciais para os deslocamentos na cidade. Entre eles, estão: a estrutura urbana, que trata da integração entre os bairros e os espaços públicos; o sistema viário, voltado à fluidez e segurança no trânsito; as condições para pedestres e calçadas; a mobilidade ativa com ciclovias e ciclistas; o funcionamento do transporte público coletivo; a logística urbana; e a educação para o trânsito e gestão institucional.
Participação da população será fundamental
O Grupo de Acompanhamento Popular será formado por 63 representantes voluntários, um por eixo temático em cada uma das nove regionais de Ipatinga, garantindo diversidade territorial e de experiências. Os eleitos terão a responsabilidade de acompanhar as reuniões técnicas, contribuir com sugestões e mobilizar suas comunidades em torno das propostas para o futuro da cidade.
Para o prefeito Gustavo Nunes, a participação popular é o principal diferencial desta iniciativa:
“Mais do que um conjunto de obras ou intervenções, o Plano de Mobilidade é uma oportunidade de repensar os deslocamentos em Ipatinga com foco nas pessoas, na inclusão e na sustentabilidade. Estamos convidando a população a participar ativamente, porque esse é um projeto construído a muitas mãos, e todas as vozes precisam ser ouvidas. ”
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, destaca que o envolvimento direto dos moradores garante a legitimidade do plano.
“A participação popular garante que o Plano reflita a realidade de quem vive a cidade todos os dias. Nosso objetivo é reunir pessoas com diferentes experiências, de todas as regiões, para ajudar a construir propostas que funcionem de verdade. ”
Já o representante do CEFET-MG, Renato Ribeiro, responsável pela coordenação técnica do plano, reforça a importância de ouvir a população desde o início.
“A participação da sociedade qualifica o plano. Vamos transformar as vivências e percepções dos cidadãos em soluções técnicas e viáveis, com base em dados e metodologias atualizadas. A construção coletiva é o que garante que o plano seja aplicável e útil para a cidade”, afirma Renato.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas preferencialmente pela internet, por meio do site da Prefeitura de Ipatinga ou acessando o link na bio do Instagram oficial (@prefeituradeipatinga). O candidato que tiver dificuldade de acesso à Internet poderá fazer inscrição presencialmente, comparecendo durante o período de inscrição, diretamente no Departamento de Transporte e Trânsito - DETRA, localizado na Rua Graciliano Ramos, 120-186, Bairro Cidade Nobre, Ipatinga/MG, no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. Candidatos devem ter mais de 18 anos, residir ou atuar na regional que pretendem representar e ter disponibilidade para participar das atividades entre agosto e dezembro de 2025.
por SECOM PMI