A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo realizou na manhã desta quarta-feira (06/08), nas dependências da APAE de Timóteo, uma capacitação para trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município, envolvendo todos os integrantes da rede de proteção às vítimas de violência.
O encontro teve como objetivo atualizar os profissionais sobre os temas: Violência Contra a Mulher e Lei da Escuta Especializada voltada para a proteção de crianças e adolescentes.
O prefeito Vitor Prado durante a abertura do encontro, ressaltou a importância de todos os envolvidos trabalharem para evitar a “revitimização” dos envolvidos em casos de violência.
“É preciso perceber as vítimas próximas da gente. Muitas vezes a violência acontece dentro de casa e, com medo de desestruturar a família, a vítima não faz a denúncia. E mais grave ainda, no caso da denúncia acontecer, a pessoa sofrer procedimentos institucionais que a exponham ainda mais. Todos nós temos que trabalhar para evitar isso”, comentou o prefeito.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Silva de Souza, lembrou que a Lei da Escuta Especializada existe desde 2017 e muitos municípios não conseguiram sancionar essa lei.
“Nós precisamos garantir dia a dia nos nossos serviços, pautas que realmente ofereçam políticas públicas de segurança e proteção. Mais grave é deixar que as pessoas sofram”, afirmou Luciene.
Uma performance teatral foi realizada pelo jovem Thiago Júnior, aluno da APAE de Timóteo, sobre o tema musical Balada do Louco, que explora a beleza da diferença e a busca por autenticidade.
Agosto Lilás
A Campanha Agosto Lilás pode ser descrita como um chamado de responsabilidade segundo os profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). A violência contra a mulher é um crime, e não um problema de família, segundo evidencia a campanha. Entre as atividades propostas no mês de agosto pelo CREAS estão: Caminhada pela Paz a ser realizada no dia 21/08, às 9h, com concentração na Praça Manuel Ferreira da Silva, no bairro Funcionários, próxima ao Centro Odontológico; Seminário “Quando ela fala”, no dia 28/08, no auditório da Prefeitura.
Fonte : PMT