Em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010) que estabelece o fim dos lixões no Brasil em 2023, a Prefeitura de Manhuaçu disponibilizou um novo local para o transbordo dos resíduos sólidos. A decisão foi comunicada pela Prefeita Imaculada a vereadores em reunião no gabinete.
O primeiro local disponibilizado era localizado no distrito de Realeza, na entrada para Manhuaçuzinho, já o novo local será dentro da sede do município.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Manhuaçu
“Após reunião com vereadores e o promotor de justiça Guilherme Germano no dia 20 de setembro, os vereadores protocolaram um documento pedindo à Prefeitura que encontrasse um novo local para o transbordo dos resíduos. Nós fizemos uma busca em possíveis locais, e encontramos este, próximo ao lixão, que foi doado ao Estado e que agora voltou para nós, pois a obra que deveria ter sido realizada ali não foi executada dentro do prazo que a lei de doação determinava”, explicou a Prefeita, que também destacou que a Prefeitura já realizou estudos de impacto ambiental no local, sendo atestada a viabilidade da instalação do serviço.
Ainda segundo a Prefeita, este novo local atende aos anseios da comunidade de Manhuaçuzinho.
“A comunidade de Manhuaçuzinho sempre foi nossa parceira, principalmente no momento em que decidimos barrar a entrada da mineradora lá. Diante da preocupação deles, nós decidimos por não instalar este serviço naquele local. O nosso propósito é sempre ouvir e dialogar com a população, para que o bem comum seja levado em consideração”, pontuou.
por Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Manhuaçu