O Parque Linear, localizado na expansão do bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, começou a receber o plantio de 630 mudas de árvores, em uma ação voltada para a revitalização ambiental da área.
A iniciativa de plantio das primeiras mudas ocorreu na manhã desta segunda-feira (4) e contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Grupo Landaeta.
Na ocasião, foi plantada uma muda de Pau-brasil verdadeiro. Também foram plantadas árvores frutíferas, como jabuticabeiras e bananeiras.
Estiveram presentes a diretora de Meio Ambiente de Santana do Paraíso, Sandra Pereira; o promotor de Justiça do MPMG, Rafael Pureza; e representantes da empresa Urbanize, do Grupo Landaeta, responsável pelo projeto do parque. O plantio é uma das medidas compensatórias ambientais determinadas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o MPMG.
Além de reforçar o compromisso com a preservação ambiental, o Parque Linear tem como proposta oferecer áreas de lazer e convivência para os moradores do entorno e visitantes, promovendo um crescimento urbano mais sustentável e harmonizado com a natureza.
"Com a expansão de Santana do Paraíso, queremos proporcionar um crescimento responsável e sustentável. Portanto, o Parque Linear representa a preservação da área verde e o fomento do lazer para os paraisenses", destacou Sandra Pereira, Diretora de Meio Ambiente.
Além da área de grama e a lagoa, a estrutura do Parque Linear contempla salas administrativas, sendo uma cedida para a Polícia Militar; banheiros públicos; bebedouro; bancos com áreas sombreadas; conjuntos de mesas e bancos; uma pista de caminhada com 1.500 metros lineares; barras de alongamento; quadras poliesportivas; campo de futebol; brinquedos infantis; academia ao ar livre, entre outros equipamentos no espaço público.
"Na prática, o Parque Linear significa a mudança da qualidade de vida de toda Cidade Nova, de toda Santana do Paraíso e com certeza vai beneficiar o Vale do Aço inteiro. Nós temos certeza que a comunidade inteira vai vir a usar esse espaço. É um espaço para você refletir, para respirar, para a gente acalmar um pouco a nossa vida corrida. Isso implica mudanças significativas no nosso modo de ver, de pensar a vida, de enxergar o criador de toda a natureza", ressaltou o promotor de Justiça Rafael Pureza.
por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso