Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner
sexta-feira, 19 dezembro, 2025

MEC reconhece escolas de Ipatinga no Programa Mais Professores para o Brasil

Com três escolas premiadas, conquista nacional destaca o município como referência em qualidade educacional pública e reflete o esforço coletivo de professores, equipes pedagógicas e gestores
Essa iniciativa premia com um crédito de R$ 3 mil, destinado exclusivamente à compra de equipamentos tecnológicos novos, como computadores, notebooks, tablets ou minicomputadores. Foto: Divulgação PMI

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora com grande orgulho a qualificação de três escolas municipais no Reconhecimento Mais Professores, ação do Ministério da Educação (MEC) integrada ao Programa Mais Professores para o Brasil. Essa iniciativa nacional valoriza os profissionais da educação básica, premiando 100 mil professores de todo o país com um crédito de R$ 3 mil, destinado exclusivamente à compra de equipamentos tecnológicos novos, como computadores, notebooks, tablets ou minicomputadores, via cartão emitido pela Capes. A seleção considera indicadores como Ideb, Censo Escolar e Saeb, validados pelas redes de ensino.

Em Ipatinga, as unidades contempladas foram a Escola Municipal Padre Bertollo (Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental), a Escola Municipal Padre Cícero de Castro (Anos Finais do Ensino Fundamental) e a Escola Municipal Professor Evaldo Fontes (Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Esse resultado destaca o município como referência em qualidade educacional pública, refletindo o esforço coletivo de professores, equipes pedagógicas e gestores.

Reflexo do trabalho

O prefeito Gustavo Nunes manifestou sua satisfação com a conquista:

"Como ipatinguense e gestor público, encho-me de orgulho ao ver nossas escolas municipais sendo reconhecidas em um programa nacional de tamanha importância. Esse prêmio é o reflexo do trabalho dedicado de nossos professores, que transformam vidas todos os dias. Pessoalmente, acredito que investir em educação é o caminho para um futuro melhor para nossas crianças e para toda a cidade. Por isso, reafirmo nosso compromisso: vamos continuar priorizando a Educação, com mais recursos para formação de professores, modernização de infraestrutura e ampliação de programas inovadores, garantindo que Ipatinga siga avançando e inspirando o Brasil", afirmou.

A secretária de educação, Fernanda Reis, também celebrou o resultado.

“A Secretaria de Educação celebra o reconhecimento das escolas, dos professores e das equipes pedagógicas, destacando que o resultado reflete o trabalho coletivo e o impacto positivo das práticas pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino”, destacou. São elegíveis à premiação nacional os professores em exercício no ano de 2024, vinculados às categorias premiadas, que apresentem a documentação exigida e possuam a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB).

Nos últimos meses, a Secretaria de Educação de Ipatinga tem acumulado conquistas significativas, como a publicação de relato de experiência sobre formação de gestores escolares em revista científica da UFSCar, o reconhecimento nacional do MEC pelo projeto de Educação Integral “Além dos Muros da Escola” (que leva aprendizados para praças, quadras e comunidades), conquista de medalhas em olimpíadas de educação financeira e destaque em avaliações de alfabetização e proficiência. Essas ações reforçam o compromisso com uma educação pública de excelência, inovadora e inclusiva.

por SECOM PMI

Fotos: Divulgação PMI

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu