Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Comissão de Administração Pública discute violência contra mulher

Deputado Charles Santos propõe debater sobre medidas de prevenção ao assédio.
Audiência pública integra atividades referentes à campanha do Agosto Lilás – Arquivo ALMG Foto: Willian Dias ALMG
sexta-feira, 29 agosto, 2025

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião para debater a violência contra a mulher. O encontro ocorre a partir das 9h30 desta segunda-feira (1º/9/25) no Auditório do andar SE. 

Autor do requerimento solicitando a realização da audiência pública, o deputado Charles Santos (Republicanos) explica o objetivo de discutir sobre desafios, consequências e medidas de prevenção do assédio nas relações de trabalho, no âmbito da administração pública. 

A atividade integra a campanha do Agosto Lilás, instituída pela Lei Federal 14.448, de 2022, para promover o combate à violência contra a mulher. As atividades desenvolvidas têm como foco o esclarecimento e a sensibilização da sociedade quanto à importância da Lei Maria da Penha e da rede de apoio disponível para as vítimas.

Informando sobre os diversos tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), as ações buscam acabar com a naturalização e o silêncio acerca do tema. Segundo a justificação, pretende-se divulgar a legislação sobre violência doméstica e familiar, além de canais de denúncia como o Disque 180 e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

O texto ainda lembra que o assédio é grave violação à dignidade, aos direitos fundamentais e à ética nas relações de trabalho e poder. Entre as consequências, menciona isolamento, adoecimento e, em casos extremos, perda da vida.

Os impactos negativos na instituição podem ser percebidos nas quedas de produtividade, qualidade do serviço prestado e credibilidade. No âmbito do setor público, casos de assédio possuem desdobramentos ainda mais complexos. 

Com objetivo de elaborar diagnóstico e propostas concretas de enfrentamento da violência, a audiência pública vai contar com a participação de mulheres como a advogada Vânia Maria Lima e a delegada da Polícia Civil, Karen Hellen de Avelar. O presidente do Instituto Rafaela Drumond, Aldair Divino Drumond, também deve estar presente na reunião.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu