Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Comissão de Transporte é favorável à cessão de imagens de pedágios para polícias Civil e Militar

Outro projeto avalizado pelo colegiado cria política de fomento à conectividade e telefonia celular.
Presidente da comissão, deputado Thiago Cota (C), foi relator dos dois projetos avalizados. Foto: Daniel Protzner ALMG
terça-feira, 1 julho, 2025

Concessionárias de rodovias poderão ser obrigadas a fornecer, em tempo real, para as polícias Civil e Militar, imagens captadas nas praças de pedágio do Estado. A previsão está no Projeto de Lei (PL) 3.662/25, de iniciativa do deputado Antônio Carlos Arantes (PL) e que recebeu parecer favorável da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (1/7/25).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

O relator e presidente da comissão, deputado Thiago Cota (PDT), recomendou a aprovação do projeto, cuja finalidade é auxiliar o trabalho investigativo e de manutenção da segurança pública, na forma do substitutivo nº 1 apresentado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Também foi proposta uma emenda à proposição.

O substitutivo da CCJ incluiu o comando dirigido às concessionárias como dispositivo da Lei 21.733, de 2015, que estabelece as diretrizes e os objetivos da política estadual de segurança pública. Já a emenda apresentada pela Comissão de Transporte nesta terça (1º) apenas corrigiu a redação do substitutivo, que havia indicado de maneira errônea o artigo que pretende modificar na política estadual.

Na forma do substitutivo nº 1, acrescido da emenda nº 1, o PL 3.662/25 segue para análise de 1º turno das comissões de Segurança Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), antes de ir para apreciação preliminar no Plenário da ALMG.

Política de conectividade e telefonia celular

Também recebeu o aval da Comissão de Transporte a proposta de criação de uma política de fomento à conectividade e telefonia celular, materializada no PL 3.755/25.

O projeto, de autoria do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), visa contribuir para o aperfeiçoamento do acesso a redes de comunicação e telefonia celular, definindo uma série de instrumentos para atingir sua finalidade. O principal deles seria a utilização de créditos acumulados de ICMS por pessoas jurídicas mineiras, para investimento em projetos de universalização do acesso à telefonia celular.

Assim, o PL propõe incluir dispositivos na Lei 6.763, de 1975, que consolida a legislação tributária do Estado, para possibilitar o uso dos créditos de ICMS.

O relator e presidente da Comissão de Transporte, Thiago Cota, recomendou a aprovação do PL 3.755/25 com a emenda nº 1 apresentada pela CCJ. A mudança proposta pela emenda serviu apenas para adequar a numeração do artigo que se pretende alterar na legislação tributária, sem alterar o conteúdo da proposta.

O PL 3.755/25 segue agora para análise da FFO. Depois, vai para apreciação pelo Plenário em 1º turno.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu