As condições das unidades prisionais de Juiz de Fora serão tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta sexta-feira (5/9/25), às 15 horas, no Plenarinho I.
A reunião foi solicitada pelo deputado Betão (PT) e se soma a outras reuniões sobre prisões do município que foram realizadas na ALMG. Esses encontros trataram do alto número de óbitos entre os presos e do assédio contra profissionais do sistema prisional.
Leia mais
- Morte de dez presos em Juiz de Fora revela precariedade do sistema prisional
- Memorando desmente justificativa oficial para transferência de policiais penais em Juiz de Fora
Em abril, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos publicou um relatório com detalhamento sobre constantes violações de direitos humanos em uma das unidades, a Penitenciária José Edson Cavalieri. Foram citados maus-tratos, superlotação, má qualidade de alimentação e falta de acesso a tratamento de saúde.
O texto também aponta para problemas nas condições estruturais, com fiações expostas e condições insalubre dos vasos sanitários das celas.
A audiência da sexta (5) contará com a presença da presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereadora Cida de Oliveira.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais