Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Governo facilita acesso ao regime especial para geração de energia elétrica

Iniciativa da Secretaria da Fazenda beneficia agora 14 segmentos da economia mineira
Placas de energia solar. Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
quarta-feira, 30 julho, 2025

DA AGÊNCIA MINAS

A geração de energia elétrica é mais um segmento econômico a contar com a concessão automatizada do Regime Especial de Tributação em Minas Gerais. A estratégia representa mais facilidade e agilidade para que o interessado possa solicitar os benefícios previstos no tratamento tributário setorial (TTS) padronizado, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

A inclusão do segmento está publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais desta quarta-feira (30/7), por meio da Resolução SEF nº 5.932, de 29 de julho de 2025. Foram criados dois TTS: "Geração de energia elétrica, fonte PCH e CGH”, e "Geração de energia elétrica, fonte solar e outras".

Para usufruir do benefício, o interessado poderá formalizar o pedido de regime especial automatizado, por meio do Sistema de Administração da Receita Estadual (Siare), no site da SEF..

“Caso o contribuinte se enquadre nos critérios do TTS e não tenha pendências junto ao Estado, o benefício é concedido em questão de horas. Agora, a concessão de regime especial na modalidade automatizada passa a contemplar 14 segmentos da economia mineira que já obtiveram tratamentos tributários setoriais padronizados”, afirma o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Gomes.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são fontes de energia elétrica renovável que utilizam a força da água para gerar eletricidade, mas diferem em capacidade e complexidade. PCHs possuem capacidade instalada entre 1 MW e 30 MW, enquanto CGHs têm capacidade máxima de até 5 MW. Estão sendo contempladas, também, a geração de energia que tenha fonte solar, eólica, biogás ou biomassa de reflorestamento e outras fontes renováveis.

Critérios

O tratamento tributário autorizado ao gerador de energia elétrica nas modalidades citadas aplica-se apenas ao estabelecimento mineiro cuja atividade econômica principal cadastrada no Siare/SEF esteja classificada na CNAE 3511-5/01 – Geração de Energia Elétrica, e que esteja devidamente instalado e funcionando regularmente em Minas Gerais ou em processo de construção/instalação.

A concessão de tratamento tributário na forma do Processo Tributário Administrativo eletrônico (e-PTA) Regime Especial Automatizado ao contribuinte mineiro não se aplica ao optante pelo Simples Nacional, sendo obrigatória a permanência do estabelecimento na sistemática de débito e crédito durante a vigência do Regime Especial, devendo a ele renunciar na hipótese de o detentor promover a migração para o regime simplificado.

Confira os 14 segmentos beneficiados com a concessão automatizada de Regime Especial:

  • Indústria de calçados
  • Indústria de confecções
  • Importação de mercadorias para comercialização (corredor de importação)
  • Venda de mercadoria contratada no âmbito do comércio eletrônico ou telemarketing (e-commerce não vinculado)
  • Indústria e comércio de produtos eletroeletrônicos e afins
  • Indústria de fios e cabos
  • Indústria de produtos de aço
  • Indústria de aguardente de cana-de-açúcar
  • Indústria de móveis de madeira
  • Indústria de carnes e derivados
  • Indústria de móveis de metal
  • Indústria do café, derivados e afins
  • Geração de energia elétrica, fonte PCH e CGH
  • Geração de energia elétrica, fonte solar e outras
Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu