Os moradores do Vale Pastoril IV receberam, na tarde desta terça-feira (28), informações sobre como interligar seus imóveis às redes de esgoto. O objetivo é colocar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que foi construída no bairro e inaugurada pela Águas de Valadares em junho deste ano, em pleno funcionamento.
Atualmente a ETE está funcionando com capacidade reduzida devido à falta de conexão das redes de esgoto das casas às redes coletoras de tratamento de esgoto que estão presentes em todas as ruas.
O trabalho de conscientização foi feito pelas equipes de Comunicação e Responsabilidade Social que foram de casa em casa entregando um guia prático que ensina como conectar a rede de esgoto da casa à da concessionária; e relaciona o que não pode ser descartado nas redes.
“Não tem segredo. É só conectar a tubulação interna à nossa rede coletora, que está disponível na porta de cada residência”, explicou o coordenador de Serviços, José Izaias Soares. O coordenador lembra que essa conexão é feita pelo próprio morador e o prazo já venceu, uma vez que é de 30 dias a partir da disponibilização da rede no local.
Ao ver a equipe da Águas de Valadares na rua, Maria dos Anjos aproveitou para tirar dúvidas, recebeu panfletos e informações.
"Estava voltando para casa, vi o pessoal distribuindo esses panfletos e fiquei interessada porque tenho vontade de ter a ligação de esgoto na minha casa. Vou ligar no 0800 (0800 321 3001) agora", revelou.
"É o meu sonho ter a ligação de esgoto aqui em casa. Aqui a gente ainda usa a fossa, mas vou pedir para fazerem a ligação da rede de esgoto agora. Vai ser bem melhor para a gente", disse a moradora Cleuza Maria Gonçalves.
"Aqui em casa já tenho ligação de rede de esgoto, mas achei legal a iniciativa de vocês, de orientar as pessoas a descartar o esgoto no lugar certo", elogiou Maria Batista.
Águas de Valadares
29/10/2025



Fotos: Divulgação Águas de Valadares





