O Halloween já passou, mas os morcegos continuam soltos por aí. É que em meados de outubro, as fêmeas grávidas se instalam nos forros de casas e, no início de janeiro, os filhotes aprendem a voar; o que explica por que vemos mais animais dessa espécie nesta época do ano.
Mas, ao contrário do que muitas pessoas dizem, eles não se alimentam do sangue dos seres humanos. Eles são dispersores de sementes e consumidores de insetos, mas bastante perseguidos por falta de informação.
A fim de orientar a população, a Prefeitura de Valadares, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), explica que eles costumam se aproximar de áreas urbanas em busca de alimentos, e às vezes, entram por engano nas casas ou pontos comerciais, em função das pessoas deixarem as janelas abertas por causa do calor.
Portanto, se você se deparar com um na sua casa ou se encontrar um morcego caído, siga as orientações do CCZ:
- Não toque no animal, mesmo que ele esteja morto;
- Isole-o com um balde ou caixa de papelão ou feche o cômodo onde ele foi encontrado;
- Não permita que crianças e animais de estimação se aproximem dele;
- Caso tenha tido contato direto com um morcego, lave as mãos com água e sabão e procure imediatamente uma unidade de saúde! Lá será prescrito o tratamento adequado ao qual você deve seguir;
- Entre em contato com o CCZ de Valadares por meio do WhatsApp (99979-6742) para solicitar a retirada do animal por um agente especializado;
- Para evitar a entrada de morcegos pela janela, o ideal é instalar telas mosqueteiras, que têm a trama mais fechada. Caso algum morcego fique preso nessas telas de proteção, utilize luvas para retirar, isole o animal e acione o CCZ. É válido lembrar que o CCZ não realiza desalojamento; higienização de telhados e de outras áreas habitadas.
Além disso, os morcegos são animais silvestres protegidos pela Lei Federal 9.605/98 e maltratá-los ou matá-los é crime passível de multa e prisão.
"Ao entrar numa casa, provavelmente o morcego vai ficar meio atordoado e sair voando entre os cômodos. Em seguida, ele vai parar e se pendurar em algum canto, aí, tudo o que você precisa fazer é abrir as janelas e esperar que ele saia sozinho! Mas, se ele entrar em casa durante o dia, é preciso um pouco mais de paciência! Muitas vezes, ele só se movimenta quando o sol já estiver desaparecendo, que é o horário em que ele sai para se alimentar", explicou o gerente do CCZ, Nickolas Ferreira.
Raiva
Embora a raiva seja uma das principais ameaças trazidas pelo contato com os morcegos, é importante saber que nem todos os animais carregam o vírus. No entanto, é preciso cuidados para se evitar a contaminação pela doença e suas complicações graves.
Além dos seres humanos, cães e gatos também podem ser infectados e transmitir a doença. Daí a importância dos tutores mantê-los vacinados. A vacina é ofertada pelo CCZ anualmente e gratuitamente nas áreas urbana e rural de Valadares.
O vírus que causa a raiva é do gênero Lyssavirus, e a doença leva à morte em quase 100% dos casos.
Transmissão
A doença é transmitida pela saliva dos animais contaminados. Assim, mordidas, arranhões e lambidas dos bichos podem ser a porta de entrada do vírus. Normalmente, a transmissão da raiva se dá entre eles devido a brigas por territórios. Além disso, eles têm o hábito de lamber uns aos outros e, como a transmissão ocorre pela saliva, o ato também gera contaminação.
Portanto, fique atento! Se sofrer mordida ou arranhões de morcegos ou outros animais silvestres, como macacos, saguis, quatis, gambás, entre outros, ou ainda por cães e gatos de origem desconhecida, siga as orientações a seguir:
- Lave o ferimento imediatamente com bastante água e sabão e
- Procure imediatamente uma Unidade de Saúde e siga o tratamento recomendado.
Sintomas:
- Mal-estar geral;
- Pequeno aumento de temperatura;
- Anorexia;
- Cefaleia;
- Náuseas;
- Dor de garganta;
- Entorpecimento;
- Irritabilidade;
- Inquietude; e
- Sensação de angústia
A partir do início dos sintomas, a morte pode acontecer em um período de dois a sete dias.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





