Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro terá um grande confronto na noite deste sábado. Pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time celeste enfrentará o Vasco no Rio de Janeiro. Com seis vitórias consecutivas neste momento da temporada, sendo quatro delas pelo Brasileirão, o Cabuloso tentará ampliar a ótima fase buscando mais um triunfo fora de casa. A partida contra a equipe vascaína está marcada para 18h30 no estádio São Januário.
Além do grande momento no ano, o Cruzeiro também defende um ótimo retrospecto como visitante no Campeonato Brasileiro. Com 19 pontos conquistados em 11 jogos fora de casa, o Cabuloso é o terceiro melhor visitante da competição. No geral, o time celeste já tem 50 pontos em 24 rodadas, ocupando a vice-liderança.
O Cruzeiro teve uma semana quase completa de recuperação e preparação para o compromisso da 25ª rodada. Após a vitória sobre o Red Bull Bragantino, no domingo, no Mineirão, o elenco cruzeirense se reapresentou na manhã de terça-feira na Toca da Raposa 2. De terça a sexta, o técnico Leonardo Jardim comandou quatro sessões de treinamento visando ao duelo contra o Vasco.
Para o confronto, o Cruzeiro ganha o retorno de Eduardo. O meia sofreu um quadro de febre associada a uma indisposição gastrointestinal que o tirou da partida contra o Red Bull Bragantino e de alguns dos treinamentos desta semana. Recuperado, o atleta participou da reta final da preparação com o grupo.
Outra boa notícia é o retorno do zagueiro João Marcelo. Recuperado de uma lesão multiligamentar no joelho direito que exigiu intervenção cirúrgica, o defensor realizou um ótimo processo de tratamento com os profissionais de saúde e performance do clube e volta a ser relacionado depois de sete meses.
Por outro lado, o time celeste terá dois desfalques por suspensão. O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Gabi receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Red Bull Bragantino e não estarão disponíveis.
No Departamento de Saúde e Performance da Toca 2, o lateral Fagner, que sofreu uma fratura na fíbula da perna direita, iniciou nesta semana a etapa de transição entre a fisioterapia e preparação física. Já o atacante Sinisterra vem recuperando-se de um estiramento muscular na coxa direita, sofrido na semana passada.
Novo uniforme
Na partida deste sábado, o Cruzeiro estreará seu terceiro uniforme 2025/26. O mais novo manto foi lançado na sexta-feira e destaca o orgulho de nascer em Minas Gerais, homenageando o Rio São Francisco, que é um dos principais do país e tem sua nascente na Serra da Canastra. A camisa em tons de azul claro traz grafismos que reproduzem o percurso e o movimento fluvial das águas.
Confira a matéria detalhada sobre o lançamento do novo uniforme no SITE DO CRUZEIRO.
Na história: Cruzeiro x Vasco
Um dos adversários mais antigos do Cruzeiro a nível nacional, o Vasco é também uma das equipes que mais enfrentou a Raposa ao longo da história. Já são 107 partidas ao todo, com superioridade cruzeirense no retrospecto. São 40 vitórias celestes, 32 vitórias vascaínas, além de 35 empates.
No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também tem a vantagem sobre o adversário carioca. São 66 partidas, considerando todas as eras da competição, com 25 vitórias celestes, 18 vitórias vascaínas e 23 empates. Pela competição nacional, a Raposa balançou as redes 95 vezes e sofreu 75 gols.
O primeiro registro de confronto entre Cruzeiro e Vasco da Gama ocorreu com um Palestra Itália ainda jovem. Em 1927, a Raposa tinha seis anos de existência e recebeu o Vasco para um amistoso no estádio do Barro Preto. O primeiro confronto entre os times terminou com empate por 1 a 1.
Ao longo das décadas, os clubes já protagonizaram grandes embates. Pelo Campeonato Brasileiro, decidiram a final da competição em 1974. Pela Copa do Brasil, das seis campanhas vitoriosas do Cruzeiro, em três delas – 1993, 1996 e 2003 – o Cruzeiro eliminou o Vasco durante as trajetórias rumo aos títulos.
O último duelo entre Cruzeiro e Vasco foi disputado em Uberlândia. Sem o Mineirão disponível na data, o time celeste mandou a partida no estádio Parque do Sabiá. Com gol de Christian, o Cabuloso venceu por 1 a 0 no confronto válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Torcida
A Nação Azul estará presente no estádio São Januário para jogar junto com o Cruzeiro. Todos os ingressos disponibilizados pelo Vasco para o setor visitante foram adquiridos antecipadamente pela torcida celeste.
CONFRONTO: Vasco da Gama x CRUZEIRO
DATA: 27/09/2025
HORÁRIO: 18h30
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
LOCAL: São Januário, no Rio de Janeiro
TRANSMISSÃO: Amazon Prime Video
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Vasco
107 jogos (40 vitórias, 35 empates e 32 derrotas)
157 gols marcados / 129 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação