É com muita alegria e gratidão que vou um pouquinho do meu marido e companheiro desta vida, Alex Diniz, que me acompanha desde os meus 13 anos de idade. Para mim, é um desafio falar em tão pouco tempo sobre um homem que carrega tanta história, uma história que construímos há 33 anos, com as bençãos de Deus.
Temos uma linda família, formada por nossos filhos Moisés, Júlia, minha nora Palmira e meu genro Maurício. Meu marido escolheu o trabalho ainda na sua adolescência, ao lado do pai, do avô Moisés (inclusive, demos até o nome dele ao nosso filho), e ao lado de seus irmãos. Alex carrega no sangue e no seu coração um lema gravado em todas as paredes de sua empresa: "Hei de Vencer!"
A empresa que a família, os irmãos, com muita luta, construíram nesse decorrer de anos, tem origem na história desse pai e desse avô. Alex, desde novo, afirmava que deixaria um bom legado para as próximas gerações, pois seguia o conselho do seu pai e de seu querido avô, e que teria obrigação de ser melhor do que eles foram e é isso que ele ensina para os filhos todos os dias.
Hoje, com seus 52 anos de idade, e mesmo vivendo um grande sucesso empresarial, ao lado do seus irmãos, Alex decide entrar na vida política com tamanho empenho e dedicação, da mesma forma que se dedicou a sua família, a sua empresa e a sociedade.
Continua um cara simples, disponível, que sempre atendeu e ainda atende no balcão da Rua Marechal Floriano, no Armazém Diniz, onde tudo começou, onde aprendeu muita coisa, ou quase tudo sobre a vida. Acredito que o Armazém Diniz foi a sua maior escola.
Alex é um cara simples, humilde, prático, direto, prestativo, cuidadoso, corajoso, inquieto, fiel aos princípios e aos seus valores, tem a honestidade e a verdade como lema.
Alex recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e Belo Horizonte ganhou um filho, e irá fazer muito por essa cidade, pois eu tenho certeza que assim como ele abraçou suas causas com honra, agora irá abraçar com a mesma coragem, honra e fidelidade essa grande missão que Deus lhe confiou.
Parabéns, cidadão honorário de Belo Horizonte, Alex, meu marido. Saiba que você cumpriu o seu objetivo de fazer o melhor pela sua geração, como seu pai e seu avô, havia lhe pedido e tenho certeza que será a ponte para todos os que estão aqui presentes e para toda a sociedade de Minas Gerais e quiçá Brasil. Posso dizer em meu nome e de toda a nossa família, que temos muito orgulho de você, Alex, que é empresário, amigo, irmão, filho, pai e avô. Te amamos muito. Parabéns!
Cristiane Libório Diniz
Esposa de Alex Diniz
Discurso de Alex Diniz na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Recebi com alegria e emoção o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Senti uma forte emoção durante a solenidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte ao olhar para as pessoas que eu amo, amigos de longa data, colegas de trabalho, como o Fernandinho, um homem de valor, que foi criado junto comigo. Hoje, ele fica à disposição do meu pai, e a gente fala que ele é um irmão que nós temos, não é irmão de sangue, mas é como se fosse.
Eu queria a gradecer ao meu amigo, o vereador Irlan Melo, autor do requerimento de indicação que resultou na concessão desta cidadania honorária. Agradeço à minha esposa Cristiane Diniz; ao vice-governador professor Mateus Simões; ao deputado Marcelo Álvaro Antônio (que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta); ao desembargador Roberto Apolinário, que é presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, meu amigo e conterrâneo de Governador Valadares; ao prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; ao Conselheiro Durval Ângelo, que é Presidente do TCE/MG; ao Deputado Gustavo Santana, que é primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representando o presidente da Casa, Deputado Tadeu Martins Leite; ao Coronel Sandro, prefeito de Governador Valadares; ao Luiz Eduardo Falcão, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito da cidade de Patos de Minas; ao meu sobrinho Vinícius Diniz, que é empresário; ao Flávio Boson, desembargador federal do TRF-6.
Receber o título de cidadão belorizontino é, para mim, mais que uma honraria, é uma emoção que carrego, com profunda gratidão e responsabilidade. Nesta Casa, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que representa a voz do povo de Belo Horizonte, capital do nosso querido estado de Minas Gerais, sinto-me acolhido, não apenas como empresário ou homem público, mas como alguém que compartilha os mesmos valores que movem essa cidade, o trabalho honesto, o compromisso com a coletividade e a fé em dias melhores.
Sou filho do interior, nascido em uma família simples, mas rica em princípios. Desde muito jovem, entendi que o trabalho seria o caminho para construir não apenas uma trajetória, mas também um legado.
Aos 13 anos de idade, ajudando meu pai no Armazém Diniz, ao lado dos meus irmãos, aprendi que servir é bem mais importante que apenas render. E foi com esse espírito, que anos depois, construímos juntos a empresa que viria a se tornar o Supermercado Coelho Diniz.
Não foi e nunca será fácil empreender em nosso país, mas com coragem, visão e compromisso verdadeiro com as pessoas, conseguimos crescer, gerar empregos, impactar positivamente a vida de milhares de famílias. Hoje, geramos mais de 10 mil empregos, diretos e indiretos, e esse orgulho carrego comigo, e sei que nosso trabalho ajuda a movimentar a economia de várias regiões mineiras, inclusive aqui na capital de Minas Gerais.
Como suplente de senador, coloquei minha experiência como empresário a serviço do bem comum. Acredito que Minas Gerais precisa de líderes que conheçam de perto a realidade das pessoas, que saiba o peso de uma folha de pagamento, que sintam na pele o que é lutar para manter empregos, investir na vida das pessoas.
Belo Horizonte, com toda a sua força, importância e estratégia, é um símbolo da mineiridade que me inspira, resiliente, acolhedora e determinada. Receber esse título, que é farol para tantas outras do Brasil inteiro, reforça ainda mais o meu compromisso com o desenvolvimento de Minas Gerais, como um todo.
E é justamente, nesse comprometimento, que me move todos os dias, não apenas como homem público, mas como pai, marido e cidadão. Esse é um legado que quero deixar, sobretudo, para minha família. Quero deixar um legado e uma história de trabalho sério, que meus pais, minha esposa, meus filhos e minhas netas, para que todos saibam que vale a pena fazer o certo, vale a pena construir com esforço, honra e dignidade. Contem sempre com meu trabalho. Muito obrigado."