Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

O Recomeço

Leia a coluna desta semana de Gilmar Oliveira
Gilmar Oliveira e Poliara Morellato. Foto: Arquivo pessoal
domingo, 28 setembro, 2025

Por Gilmar Oliveira

A vida é um desafio: superar perdas, traumas, desilusões e, até mesmo, o maior de todos os nossos desafios — nós mesmos.

Há alguns anos, um novo horizonte começou a ser desenhado. Um chamado interno, a coragem de sonhar com uma nova melodia. Esse olhar, cheio de esperança em meio à dor e ao caos, foi o ponto de partida para uma jornada de reinvenção.

Mas a escalada não foi solitária. Cada passo, cada desafio superado, foi compartilhado. Esse olhar de cumplicidade e orgulho mútuo representa o apoio, a paciência e a força que nos uniu nessa caminhada.

Vi, presenciei e acompanhei de muito perto sua dedicação para transformar todos os seus obstáculos em degraus e, com isso, inspirar toda a nossa casa, nossos filhos, nossos amigos e todos aqueles que, às vezes, se veem cercados pelas circunstâncias — convidados a continuar.

Quando levantou seu diploma para o alto, com o sorriso mais lindo que eu podia contemplar, fez transbordar a certeza da vitória.

Depois de 15 anos na advocacia, Poliara Morellato se tornou sua própria montanha — e chegou ao topo. Ela não celebrou apenas uma formatura em Nutrição pela UFJF – campus Governador Valadares; ela celebrou a força de se reinventar, a coragem de recomeçar e o poder de transformar a própria vida.

O mundo ganha uma nutricionista brilhante, e nós ganhamos a maior de todas as lições: nunca é tarde para escalar em direção aos nossos sonhos.

Sabemos que a reinvenção profissional não é fácil. Mas, quando há propósito, os limites são superados, o medo é sublimado e o futuro é reescrito por um presente que não se deixou guiar pelo passado. Sem negá-lo, nem esquecê-lo, ela usou sua força e o aprendizado obtido nos momentos mais insólitos para dizer a todos nós que a única coisa que pode nos limitar são os limites alojados em nossa mente.

Somos seres extraordinários e, como humanos, capazes de feitos igualmente extraordinários.

Quando olhamos para o futuro, para o horizonte — e ele olha de volta para nós com reverência e brilho nos olhos — mostra que estamos ousando viver de forma plena. Essa é uma possibilidade dada a todos os que encaram os horizontes e os descortinam, onde as pedras no caminho se tornam alicerces de uma casa segura, firme, aconchegante e, acima de tudo, humana.

Isso me faz lembrar de um trecho considerado por muitos um poema, de Fernando Sabino, extraído do seu livro “O Encontro Marcado”, de 1956:

> De tudo ficaram três coisas:  

> A certeza de que estamos começando,  

> A certeza de que é preciso continuar,  

> A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.  

> Façamos da interrupção um caminho novo,  

> Da queda, um passo de dança,  

> Do medo, uma escada,  

> Do sonho, uma ponte,  

> Da procura, um encontro.

Para quem a conhece e sabe o tamanho de sua fé, uma citação bíblica que congrega toda a essência deste momento tão significativo:

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor que os realiza.” (Provérbios 19:21)

Parabéns, Poliara Morellato. Sua história inspira toda a nossa geração.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu