Cuidar da saúde também é coisa de homem! Foi com esta mensagem que o enfermeiro Chimerson de Souza Jacob encerrou sua palestra sobre “Saúde do Homem”, ministrada na tarde desta sexta-feira (1º/12), no auditório Luiz Franco, no quinto andar da Prefeitura de Valadares.
E a frase não foi em vão. A ideia foi chamar a atenção de dezenas de servidores públicos para a necessidade de buscarem pelos serviços de saúde não somente em novembro, mas durante todo o ano. Isso porque o que se nota é uma baixa adesão por parte deles. “A proposta da Campanha Novembro Azul nos dias de hoje é conscientizar os homens e toda a sociedade sobre a importância de se cuidar da saúde como um todo e, não apenas da próstata. E, para isso, temos a Atenção Primária – que dispõe de alguns serviços que trabalham na prevenção e promoção à saúde, evitando assim, que os usuários sejam acometidos por alguma doença. Se eu previno doenças, estou promovendo saúde”, explicou Jacob.
Na ocasião, foram abordados sobre hábitos saudáveis; mudanças no aspecto da próstata; quando fazer o exame PSA; preconceitos e tabus relacionados ao toque retal; acolhimento na Atenção Primária; sintomas; casos de homens com câncer de próstata no Brasil; o que é a próstata; diagnóstico; tratamento; fatores de risco; formas de prevenção, dentre outros.
No final, além de tirar dúvidas, o enfermeiro Chimerson recebeu das mãos da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Patrícia Sena, um certificado de participação no evento – que foi uma iniciativa da Prefeitura de Valadares, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O momento não foi pautado apenas por assuntos referentes à saúde, mas também por uma palestra sobre violência doméstica, ministrada pela Delegada de Polícia Civil, Adeliana Xavier Santos. “Gostaria de externar minha emoção por estar aqui falando sobre violência doméstica para um público em que a maior parcela de participação é de homem. E dizer que, mesmo que vocês estejam aqui por obrigação, no final vão ver que valeu a pena ter comparecido!”, declarou ela.
Além de apresentar dados referentes ao número de mulheres vítimas de violência doméstica o ano passado, Santos falou também sobre a Lei Maria da Penha; a lei que protege os homens vítimas de agressão; medida protetiva; tipos de violência; como a Lei se aplica no Brasil; apoio psicológico; grupo reflexivos para homens que tenham cometido violência contra as mulheres e muito mais!
Diante disso, o resultado não poderia ser diferente. Saldo positivo para todos. “Este evento foi muito importante para todos os servidores do CCZ, os temas e palestrantes foram bem aceitos; então só nos resta agradecer a todos e dizer que o CCZ entra numa nova era, na qual prezamos pela valorização dos servidores”, afirmou o gerente do CCZ, Marques Rogério.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





