Servidores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se reunirão em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (26/6/25), para demandar avanços no plano de carreira da instituição. A reunião da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social acontece a partir das 14h30, no Auditório José Alencar, a requerimento do deputado Betão (PT).
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate
De acordo com informações do gabinete do parlamentar, desde 2018 os servidores da Epamig não recebem nem a recomposição salarial da inflação, acumulando mais de 30% de defasagem no seu poder de compra. Além da reestruturação dos cargos e salários, a categoria reivindica realização de concurso público e a regulamentação da carreira docente e de pesquisador na empresa.
“A Epamig é fundamental para o fortalecimento da agricultura mineira, e seus trabalhadores merecem valorização. A audiência pública é uma oportunidade para ampliar o diálogo e garantir que as demandas sejam efetivamente atendidas.”

Em 2023, uma primeira audiência da Comissão do Trabalho já havia apontado a necessidade de corrigir as distorções salariais e garantir melhores condições na carreira dos servidores que atuam na pesquisa agropecuária. À época, foi encaminhado ao Governo do Estado, pelo deputado Betão, um pedido para criação de um grupo de trabalho para elaboração do plano de carreira. A demanda, no entanto, não foi atendida.
Leia mais
Para a nova rodada de negociações nesta quinta (26), estão confirmadas as presenças da diretora-presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares; do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ativos e Aposentados em Empresas de Assessoramentos, Pesquisas, Perícias, Informações e Agentes Autônomos (Sintappi/MG), Antônio Gomes Arcanjo.
Também devem comparecer, representando a Associação de Pesquisadores da Epamig (ASPE), o diretor presidente Cláudio Egon Faccion, o diretor financeiro João Batista Ribeiro da Silva Reis e a diretora administrativa Aurinelza Batista Teixeira Condé.
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais