O Bairro Fraternidade registrou na manhã de 23/12 uma intensa troca de tiros entre gangues que disputam o tráfico de drogas naquela área. A Polícia Militar foi acionada e realizou uma operação com intuito localizar e prender os envolvidos.
A equipe tático móvel recebeu informações de um morador do bairro, relatando quem seriam os autores do ataque e que eles estariam escondidos na casa do líder da gangue, com armas de fogo e planejando mais ataques contra a gangue rival comandada por um outro indivíduo. E informou ainda que os indivíduos realizam o tráfico de drogas no local, utilizando de uma câmera para monitorar a chegada das equipes policiais.
Diante das informações, as equipes tático móvel foram colocadas em pontos estratégicos para monitorar o local. Durante o monitoramento, os militares visualizaram os 4 suspeitos na frente da residência. Usuários de drogas faziam contato com os suspeitos e logo após a troca de objetos, os usuários de drogas saíam rapidamente.
Os militares cercaram o quarteirão para abordar os suspeitos, que ao ver a equipe do comando tático, começaram a correr para o interior da casa, sendo perseguidos. No terraço da residência, o PM visualizou um dos autores arremessando um tubo plástico no telhado. O autor, em companhia de outro, foi abordado no local. Ao ser verificado o que estava dentro do tubo, foi constatado uma pedra grande, parecida com crack, e 68 pedras de substâncias semelhantes a crack, prontas para venda.
Outros dois autores pularam para o telhado nos fundos da casa, sendo visualizados pela PM. Um deles portava uma pistola escura na cintura e entrou numa casa. A equipe da ROCCA, que estava no cerco, entrou no imóvel e abordou os suspeitos no interior de um quarto, sendo localizado próximo a eles, uma pistola calibre 9 mm, modelo GV MD1, carregada com 15 munições intactas.
Os policiais deram voz de prisão aos homens pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico aos autores. Os menores infratores foram apreendidos por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico. Todos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil.