Na noite de domingo (11/8), durante patrulhamento pelo bairro Palmeiras, em Governador Valadares com vista a coibir a criminalidade naquele local, a viatura Tático Móvel deparou com dois homens na Rua "E", parados em um local ermo, observando uma residência onde ocorria o velório de uma vítima de homicídio ocorrido no dia anterior.
No momento em que os homens notaram a aproximação da viatura, um deles começou a correr, e durante a fuga, dispensou uma arma de fogo, pistola cal. 9mm, próximo a uma esquina, localizada na mesma rua, conseguindo evadir.
A arma se encontrava carregada com um adaptador para diversas outras munições, semelhante a um carregador de submetralhadora. Foi localizado também junto à arma, outro carregador com vários cartuchos, com o mesmo calibre. Simultaneamente, o segundo suspeito se lançou em um barranco íngreme, com muito mato, em um local de difícil acesso. Dada a situação apresentada, foram acionadas outras viaturas, a fim de cercarem o local e localizar o fugitivo.
Com a chegada das demais viaturas de apoio, foi iniciada uma varredura no local da fuga, sendo possível constatar marcas de sangue no percurso feito pelo suspeito. O sargento Machado, componente do GEPAR do Turmalina, localizou dentro de um imóvel, mais precisamente debaixo de um tanque, uma pochete a qual continha em seu interior um revólver carregado, duas cartelas de munições e dois aparelhos de telefone celular.
Em seguida, localizou um homem debaixo de uma escada de alvenaria, sendo preso em flagrante. Ressalta-se que a bolsa localizada com o revólver e munições se encontrava próximo onde foi localizado este homem. Em conversa com o preso, ele relatou que estava em companhia de um outro homem; que tal homem havia chegado da cidade de Belo Horizonte com o objetivo de promover ataques à gangue rival.
Relatou ainda, que no momento que antecedeu à abordagem, ambos se encontravam em deslocamento para realizar disparos com arma de fogo no local onde estava ocorrendo o velório de uma vítima do homicídio relatado acima, o qual pertencia a um grupo rival.
Diante do exposto, foi dado voz de prisão em flagrante ao homem, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.