Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Poder legislativo de Manhuaçu aprecia prestação de contas da prefeitura

Executivo municipal apresentou dados referentes às contas do 2º quadrimestre deste ano; pasta da Saúde demonstrou dados dos serviços prestados
Câmara Municipal de Manhuaçu. Foto: Divulgação Câmara de Manhuaçu
quinta-feira, 2 outubro, 2025

A Câmara Municipal recebeu representantes da prefeitura de Manhuaçu na tarde da última terça-feira (30/09) para a prestação de contas do poder executivo referente ao segundo quadrimestre de 2025. Durante a audiência pública, foram apresentados números relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Saúde.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Kilder Perígolo, e pelos vereadores Allan do Alaor e Rose Mary.

A audiência contou com as exposições do contador da Amadeus Consultoria, que presta assessoria para a prefeitura, Gentil Alves Barbosa Filho, do secretário municipal de Saúde, Juliano Estanislau, e do diretor de saúde, Lucas Dornelas da Silva. Eles apresentaram a avaliação das metas fiscais do poder executivo referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano e do RREO da pasta da Saúde.

Também participaram da audiência o secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, o controlador geral de Manhuaçu, Sávio Rodrigues de Carvalho, servidores da prefeitura e funcionários do departamento jurídico e administrativo da câmara.

Após abrir a reunião, Kilder Perígolo passou a palavra para o contador Gentil Alves Barbosa Filho. Ele apresentou os quadros das receitas e despesas do município, o cumprimento dos índices legais, que definem os recursos mínimos a serem destinados a áreas como educação e saúde, e o demonstrativo dos resultados primário e nominal. Os vereadores puderam esclarecer dúvidas com Filho e também com o secretário Magno Marçal.

Público acompanha audiência de prestação de contas na Câmara. Foto: Divulgação Câmara de Manhuaçu

Saúde

Depois da prestação de contas do assessor contábil, o secretário de Saúde, Juliano Estanislau, e o diretor de saúde, Lucas Dornelas da Silva, apresentaram os dados dos atendimentos e serviços prestados pela pasta durante o segundo quadrimestre deste ano.

Um dos números que chamou a atenção foi o quadro comparativo entre o total de notificações de casos de dengue do segundo quadrimestre de 2025 com o mesmo período do ano passado. Enquanto nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024 o total de notificações foi de 2.727, agora este número caiu para 36, uma redução de 98,7%.

Os representantes da pasta da Saúde forneceram também informações como as principais causas de internação no município, os motivos de mortalidade preponderantes no período, os dados da atenção primária e as ações de vigilância ambiental.

Durante os debates, os vereadores e o secretário discutiram questões como o credenciamento de pacientes na saúde com o objetivo de aumentar os atendimentos e diminuir as filas, o papel dos médicos auditores da secretaria na classificação e hierarquização dos casos dos pacientes e a escassez de profissionais para atender determinadas especialidades, casos da fonoaudiologia e da psicologia.

A apresentação completa dos relatórios apresentados durante a audiência pública pode ser acessada na página da Câmara Municipal de Manhuaçu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DAH87CwWMcM).

por Câmara Municipal de Manhuaçu

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu