Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares
Banner

Poder legislativo realiza audiência pública sobre o trânsito de Manhuaçu

Reunião com representantes de instituições e moradores do município foi oportunidade para a busca de soluções para o trânsito local
Audiência na câmara debate melhorias para o trânsito de Manhuaçu. Foto: Divulgação Câmara de Manhuaçu
quinta-feira, 24 julho, 2025

Na noite desta quinta-feira (17/07) a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou audiência pública com o tema “Trânsito de Manhuaçu – seus problemas e a busca de soluções”. Durante a reunião, representantes dos poderes executivo e legislativo, de entidades e da sociedade debateram propostas para a melhoria do trânsito no município.

A audiência partiu de uma solicitação do vereador Misrael da Matinha, que presidiu a sessão. A mesa foi composta também pelos vereadores Clóvis Pires, Cléber Benfica e Ralley Hott.

Após abrir a audiência, Misrael da Matinha passou a palavra para o tenente Maxwell de Andrade Gomes, comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar. Ele representou o tenente-coronel Wesley Flávio Soares, comandante do 11º BPM. Em sua exposição técnica, o tenente Maxwell apresentou dados sobre o trânsito em Manhuaçu.

Ele falou sobe o sistema de videomonitoramento Sentinela, da PM, que busca aumentar a segurança no município por meio de câmeras de vigilância. O militar destacou a abordagem realizada pelo sistema, segundo ele mais selecionada e mais eficaz. De acordo com o tenente, nos últimos seis meses, a tecnologia permitiu à PM realizar 89 apreensões e 79 abordagens, algumas com efetuação de prisões.

Operações

O comandante da 72ª Companhia da PM destacou que, em 2024, Manhuaçu ficou em primeiro lugar em total de autuações por município na região, com 2.119 autuações. Em relação à produtividade das operações, o tenente Maxwell informou que, este ano, 2.076 operações foram realizadas, registrando a apreensão de 33 armas, 355 munições, 2.814 entorpecentes, 6.260 veículos fiscalizados, 3.118 motocicletas supervisionadas e 204 veículos apreendidos.

Ele explicou que o sistema Sentinela confere à PM o perfil de uma polícia científica. Em sua intervenção, o vereador Zé Eugênio aproveitou para solicitar maior atenção em relação aos distritos, com a colocação de sinalização e placas nas vias.

O coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Hudson de Souza Leite, falou sobre as ações do órgão. Ele cobrou a participação de toda a sociedade para melhorar o trânsito de Manhuaçu e adiantou que o departamento está implementando sinalizações horizontais e verticais e contratando dispositivos como semáforos para a cidade.

Misrael solicitou ao coordenador de Trânsito informações sobre a instalação de placas e quebra-molas no bairro Matinha. Segundo Leite, a demanda no município é grande, mas há um cronograma do órgão, feito a partir de estudos técnicos e que conta com a participação da população, e que parte dos serviços foi realizada.

Educação

Em sua fala, Hudson de Souza Leite abordou a necessidade de trabalhar a educação no trânsito de Manhuaçu. Para ele, este cuidado poderia solucionar vários problemas registrados no município, como as filas duplas em vias, por exemplo.

Zé Eugênio perguntou se havia programação para a instalação de faixa elevada em São Pedro do Avaí. Leite explicou que seria viável a realização de um estudo com este objetivo. O vereador Tiago do Camelô solicitou a instalação de placas de sinalização no bairro Santa Terezinha e Ralley Hott cobrou a sinalização em frente a escolas e no Alfa Sul.

O coordenador do departamento de Trânsito disse pretender unificar as portas de escolas com placas de advertência e pintura. Ele também considerou a educação como um importante recurso para enfrentar o problema do trânsito no município.

Os vereadores Gilsinho, Zé Eugênio e Ralley Hott fizeram uma série de questionamentos sobre a instalação de faixas elevadas e dispositivos urbanos de segurança em várias vias de Manhuaçu. Regiões como as proximidades da rodoviária e bairros como Alfa Sul e Santana foram citados. Leite explicou que há estudos para a instalação de mais de dez faixas elevadas na cidade, inclusive nos locais mencionados, com o objetivo de garantir a mobilidade urbana e a acessibilidade.

Por videoconferência, o diretor de Marketing e Relações com a comunidade do aplicativo de mobilidade urbana Bib Car Manhuaçu, Anderson Santos, destacou alguns pontos que poderiam ser trabalhos para a melhoria do trânsito. Ele sugeriu a proibição ou a determinação de horários específicos para a circulação de veículos pesados no centro da cidade. Santos também apontou a necessidade de se apostar na educação do trânsito.

Representando o Hospital César Leite (HCL), o motorista e ex-vereador Gilmar Cabral falou sobre o problema da falta de vagas na região da instituição e das filas duplas em frente ao colégio Tiradentes. Ele ainda mencionou o fechamento do trânsito no centro da cidade para a realização de eventos como empecilho. Cabral sugeriu a realização de estudos para se chegar a alternativas para enfrentar o problema.

Morador do bairro Pinheiro, Árlei Huebra Póvoa apresentou propostas como a construção de terceira faixa em algumas vias e de rotatórias em alguns locais para melhorar o fluxo do trânsito.

Já Terezinha Pimentel Rhodes Gonçalves, representante do Coletivo de Famílias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), chamou a atenção para a importância do uso correto das vagas de acessibilidade em estacionamentos e da instalação de rampas para as pessoas com deficiência. Ela frisou que este cuidado ajudaria a quebrar a barreira da participação dessas pessoas na sociedade. Terezinha pediu maior fiscalização.

Obras de ligação

O secretário municipal de Infraestrutura e Limpeza Urbana, Paulo César Ferraz, falou sobre as medidas do poder executivo para desafogar o trânsito de Manhuaçu. Ele citou as obras de ligação da MG 111 à BR 262 e da avenida Tancredo Neves com o Residencial Clube do Sol.

Eustáquio Leite, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, abordou ações do órgão, como a fiscalização e a renovação de sinalizações defasadas em vias públicas. Ele disse também que o departamento irá contratar agentes de trânsito com poder de autuação para colaborar com a PM.

O motorista de aplicativo Antônio Henrique Costa Magalhães sugeriu a instalação de semáforos em algumas ruas e a duplicação de outras vias para melhorar o fluxo de carros. Ele defendeu a ideia de se proibir carros de estacionarem em áreas escolares, permitindo apenas o embarque e desembarque dos alunos.

O advogado Vinícius de Resende cobrou do poder executivo a conclusão da obra da ponte que liga a Vila Deolinda ao bairro Bom Jardim. De acordo com ele, a ponte poderia desafogar o trânsito naquele ponto. Resende, no entanto, elogiou a remoção de veículos abandonados das ruas de Manhuaçu por parte da prefeitura.

O presidente do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social (Consep), Cabo Anízio, sugeriu o encaminhamento das demandas e sugestões apresentadas durante a audiência para o Departamento Municipal de Trânsito. Misrael da Matinha lembrou que as contribuições seriam disponibilizadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), abrigado no site da Câmara de Manhuaçu (https://www.manhuacu.mg.leg.br/).

O sargento Dias, do Corpo de Bombeiros, elogiou a realização da audiência pública e as sugestões trazidas pelas discussões. De acordo com ele, todas as ideias debatidas têm potencial de ser implementadas. Ele representou o capitão Flávio Augusto Pires da Mota, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, na reunião.

Ao final da audiência, Cléber Benfica considerou proveitosas as sugestões apresentadas. Ele também defendeu a educação como instrumento para melhorar o trânsito de Manhuaçu e disse que o poder legislativo estará à disposição da sociedade.

por Câmara Municipal de Manhuaçu

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu