A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra dois homens, de 22 e 42 anos, investigados por crimes de estupro de vulnerável de três menores de idade. A operação policial, denominada Guardiões, aconteceu nesta quinta-feira (18/10), em Santa Maria do Suaçuí, região Leste do estado, com o apoio da Delegacia de Itaúna.
As ações de combate à pedofilia foram intensificadas após a criação da campanha FALA COMIGO, que idealizou uma força tarefa entre as forças de segurança e o Ministério Público, com intuito de dar celeridade na apuração de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Durante as investigações, que se iniciaram em janeiro desse ano, a Polícia Civil realizou a oitiva de testemunhas e coletou evidências que culminaram na representação pela prisão preventiva dos dois suspeitos, um deles por praticar crimes sexuais contra suas duas filhas e o outro contra a sua vizinha. Todas as vítimas eram menores de 14 anos na época dos fatos.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidos dois aparelhos celulares e coletados vestígios relacionados aos crimes em apuração. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e se encontram à disposição da justiça.
Participaram da ação, coordenada pelo delegado de Santa Maria do Suaçuí, Dr. Thales Borges Muniz, os investigadores Marcelo Dias dos Santos e André Rocha Garcia Lacerda, juntamente com a equipe da Delegacia de Itaúna composta pelo Delegado de Polícia Leonardo Moreira Pio e pelo escrivão Franco Vasconcelos Silva Oliveira.