Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Polícia Civil e Vigilância Sanitária interditam três funerárias em Ipatinga

Foram constatadas irregularidades administrativas e suspeita de crime ambiental em uma das funerárias vistoriadas
A cidade de Ipatinga, que teve funerárias sob investigação policial. Foto: Reprodução da Internet
sexta-feira, 4 abril, 2025

A Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da 2ª Delegacia de Ipatinga, com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal de Ipatinga, realizou na quinta-feira (3/4), uma operação nas empresas de funerárias da cidade, visando apurar denúncias de crimes ambientais quanto aos procedimentos de manipulação de corpos e descarte de resíduos.

As investigações iniciaram em janeiro deste ano após denúncias de que o proprietário de uma funerária havia criado duas empresas de funerária mediante fraude para obter vantagem. Durante as investigações das fraudes, foram acionados os serviços de fiscalização municipal, sendo que no dia 25/03/2025, a vigilância sanitária interditou duas funerárias na cidade de Ipatinga, em razão de irregularidades administrativas e constatação de crime ambiental pelo lançamento de fluidos e materiais orgânicos extraídos de cadáveres diretamente na rede de esgoto.

A Polícia Civil iniciou a investigação para a apuração do crime contra o meio ambiente. Na quinta-feira (3/4), foi desencadeada uma operação para fiscalizar todas as funerárias da cidade de Ipatinga, sendo constatadas irregularidades administrativas e suspeita de crime ambiental em uma das funerárias vistoriadas, o que ensejou a interdição do estabelecimento pela vigilância sanitária e a realização de perícia criminal pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais para a comprovação da prática criminosa.

Assim, três funerárias foram interditadas e estão sendo investigadas criminalmente e outras duas constatadas apenas questões administrativas.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu