O empresário Alex Coelho Diniz, suplente do senador do Partido Republicanos, valadarense de nascimento, recebeu na noite de terça-feira (8/7), o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, em sessão solene na Câmara Municipal. Entre os espectadores da cerimônia, esteve o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). Alex é cotado para concorrer ao cargo de vice-governador de Minas em 2026, em uma chapa encabeçada por Simões.
O vice-governador Mateus Simões esteve presente à solenidade organizada pelo vereador Irlan Melo (Republicanos). Cumprindo compromissos particulares em São Paulo (SP), Simões chegou atrasado, se desculpou pela roupa que usava (estava sem terno), porque desembarcou às 20h no Aeroporto de Confins, e foi direto para a Câmara Municipal.
"Eu voltei de São Paulo para prestigiar o Alex porque eu sempre ouvi, de outras pessoas, que ele é uma pessoa séria, e quero dizer que precisamos de pessoas assim na política, precisamos de você, Alex", disse.
A motivação para a outorga do título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte para Alex Diniz foi explicada em detalhes pelo vereador Irlan Melo, que exaltou as qualidades de Alex na empresa em que dirige, os Supermercados Coelho Diniz; a sua capacidade de diálogo, com simplicidade e verdade.
"É uma honra estar aqui, nesta solenidade, para entregar a maior honraria desta Casa, que é o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, para Alex Diniz. Alex tem uma trajetória que inspira a todos, e ensina sobre trabalho, superação, visão e dedicação", disse.
Homem integrado à família, Alex Diniz mostrou que é amado e respeitado por todos os seus familiares, especialmente pela sua esposa, Cristiane Libório Diniz, que fez um discurso emocionado (e que emocionou a todos), lembrando que conhece e convive com Alex desde os 13 anos de idade. Destacou a capacidade do marido em construir o grupo empresarial que dirige, afirmando que no início nada foi fácil, mas que ele se inspirou em uma frase que está nas paredes de todas as lojas e todos os departamentos da empresa: "Hei de vencer".
Presente à solenidade, o prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, também destacou a história de Alex por meio da família.
"A minha aproximação com Alex Diniz se deu por conta da política e passamos a ter uma admiração mútua. Eu acompanhei uma parte da saga da família Coelho Diniz em Governador Valadares, a capacidade de empreender, começando com o Armazém Diniz , através disso, construíram um império em Minas Gerais, que é o supermercado Coelho Diniz. O nosso país demoniza tanto o empresário, sendo que a gente tinha que elogiar e valorizar, sempre e constantemente. Esse momento consolida a liderança política e empresarial de Alex", disse o prefeito.
O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, que representou o presidente da Câmara Federal, Deputado Hugo Motta, também falou de sua admiração por Alex.
"Quero parabenizá-lo por sua trajetória brilhante como empresário bem-sucedido e agradecê-lo por entrar na política, trazendo sua contribuição para melhorar a vida das pessoas".
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não pôde comparecer à solenidade, mas gravou um vídeo que foi exibido no telão da Câmara.
"Quero dizer que é uma honra participar desse momento tão importante. Alex é um homem empreendedor, que faz a diferença e ajuda o Estado a crescer", sintetizou o governador. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, esteve presente à solenidade e disse: "Alex, você ganhou o mundo, firmou seu império, mas nunca esqueceu de sua cidade, Governador Valadares, e também suas origens. Parabéns."
Depois de receber o pergaminho que lhe outorgou o título, Alex Diniz agradeceu a todos.
"É com muita alegria que recebo essa homenagem. Olhando para minha trajetória, quero deixar um legado e uma história de trabalho sério, que vale a pena construir com esforço, honra e dignidade. Contem sempre comigo. Muito obrigado."