Nesta terça-feira, 1º de julho, foi realizada a primeira Reunião Ordinária do mês na Câmara Municipal de Governador Valadares. A sessão teve todo o rito inicial com breve destaque ao aniversariante do dia, vereador Betão do Porto.
Balanço seis meses mesa diretora
Durante a sessão, foi realizada, pelas mãos do presidente da Câmara, Alê Ferraz, a entrega oficial dos broches de identificação dos vereadores, conhecidos como “PIN”. Cada parlamentar recebeu o item individualmente, sendo registrado por foto oficial.
Em seu comunicado oficial da Presidência, Alê destacou o fechamento do primeiro semestre legislativo. Em sua fala, apresentou avanços alcançados pela instituição, além da melhoria na qualidade das transmissões ao vivo, e o avanço para implementação da TV e Rádio Câmara em Valadares;
Fruto de diálogo direto com a ASUGOV, Associação de surdos de Governador Valadares, Alê destacou que na noite de ontem uma Interprete de Libras começou atuar nas reuniões ordinárias e eventos da Câmara, “marcando mais uma etapa do avanço que representa respeito, inclusão e direitos“, comentou.
Alê Ferraz mencionou ainda que as tratativas para a aquisição de uma sede própria continuam em andamento, com o objetivo de ampliar e modernizar o espaço legislativo. Enquanto isso, segundo ele, os esforços seguem concentrados em garantir essa conquista para o município.
Outro ponto de destaque foi a oficialização da parceria com o CIEEMG, que está disponibilizando vagas de estágio por meio do site oficial da Câmara. O presidente também anunciou que a câmara formalizou a adesão à rede ouvir (Rede Mineira de Ouvidorias Públicas), uma rede colaborativa de ouvidorias públicas voltada ao fortalecimento da transparência, do diálogo institucional e do controle social.
Entre as iniciativas recentes, está a reativação do Portal da Transparência da Câmara, que passou a funcionar de forma efetiva. “Quando essa mesa assumiu a direção da Câmara o portal possuía apenas 39% de nível de transparência. Agora já inserimos informações suficientes para atingir um nível de 72% de transparência aguardando a homologação do tribunal de contas. Este é um trabalho contínuo e que durante essa gestão permanecerá como uma das prioridades”, explicou.
Um dos temas mais esperados foi o Concurso Público: foi formalizada a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para conduzir o próximo concurso público da Casa. Segundo a Presidência, o objetivo é garantir um processo seletivo de alto nível.
Também foi anunciado que o sistema eletrônico SEI (Sistema Eletrônico de Informações) foi implementado na Câmara. A ferramenta permite a tramitação digital de processos administrativos, promovendo maior eficiência e transparência.
Ordem do Dia
Na sequência, foram apresentadas matérias e pareceres previstos na Ordem do Dia. Um intervalo foi solicitado pela vereadora Fernanda Braz, líder da maioria, para reunião na sala da Presidência. Após o retorno ao plenário, os trabalhos legislativos foram retomados com novas manifestações em questão de ordem. O vereador Jackes Keller, por exemplo, solicitou encaminhamento à INFRAERO cobrando informações sobre o andamento das obras do Aeroporto Municipal.
Merenda escolar
Já a vereadora Sandra Perpétuo fez uso da tribuna para apresentar um vídeo sobre a merenda escolar da rede municipal, apontando falhas logísticas e problemas em licitações. A parlamentar denunciou a entrega, nas escolas da rede municipal, de carnes em estado de putrefação, legumes murchos e verduras amareladas, entre outros.
Em resposta, o vereador Will Sirley, líder do governo, também subiu à tribuna e afirmou que alimentos impróprios foram retirados antes de chegarem aos alunos. Explicou que o Executivo já adotou providências e penalizou os responsáveis. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação foi orientada a vistoriar todas as escolas, com foco na identificação das demandas específicas de cada unidade.
Will Sirley também mencionou dificuldades herdadas da administração anterior, afirmando que o atual governo está trabalhando para reestruturar a cidade. O vereador Jamir Calili, por sua vez, destacou a importância de que todas as denúncias e medidas tomadas pelo Executivo sejam apresentadas de forma oficial à Câmara, reforçando a responsabilidade institucional de cada gestão.
A reunião foi encerrada pelo presidente da Câmara, vereador Alê Ferraz, após todos os pronunciamentos e deliberações previstas em pauta.



Divulgação Câmara Municipal de GV