O deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) afirma ter posicionamento claro e firme em relação à anistia para pessoas investigadas por terem participado dos atos de 8 de janeiro de 2013, em Brasília, DF. Monteiro foi apontado por alguns meios de comunicação, inclusive o Jornal da Cidade GV, por não ter se posicionado publicamente em relação relação a um posicionamento seu contra ou a favor da anistia.
O Jornal da Cidade GV publica abaixo a nota oficial expedida pela assessoria de comunicação o deputado, na qual ele, de forma democrática, se posiciona.
Em virtude de informações veiculadas por alguns jornais e páginas na internet, a assessoria do deputado federal Leonardo Monteiro esclarece que o parlamentar tem se manifestado publicamente de forma contrária ao Projeto de Lei nº 2801/2023, conhecido como PL da Anistia.
O referido projeto propõe a anistia de pessoas investigadas pelos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas. Tais atos configuram uma tentativa de ruptura da ordem democrática e não podem ser tratados com permissividade.
Aqueles que acompanham o trabalho do deputado Leonardo Monteiro sabem que o posicionamento é claro e firme: não há espaço para anistia a crimes contra a democracia. Atos que afrontam a Constituição e as instituições republicanas precisam ser responsabilizados na forma da lei.
O deputado reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e entende que qualquer atentado contra a democracia deve ser apurado com rigor, respeitando o devido processo legal e a independência entre os Poderes.
Sem anistia! A democracia deve ser respeitada e defendida.
Governador Valadares, 08 de abril de 2025

Foto: Mandato Leonardo Monteiro