A Câmara Municipal de Governador Valadares sediou, nesta sexta-feira (8), mais uma oficina do programa Parlamento Jovem, com foco na valorização da cultura e no incentivo à participação juvenil em projetos artísticos. A atividade contou com a participação de duas convidadas especiais: a produtora cultural e mestre em Artes Cênicas, Maya Portugal, e a atriz e figurinista Milena Silva Bispo.
Maya abriu o encontro com um bate-papo interativo, perguntando aos estudantes o que entendiam por cultura. A partir das respostas, abordou manifestações artístico-culturais presentes na cidade, como o Festival de Jazz, a Batalha do Deck e o Festival Nacional de Teatro Amador (Fenta). Explicou conceitos de cultura dissidente e de massa e questionou se as escolas incentivam a vivência cultural - a maioria respondeu que não, destacando que muitos professores não têm formação específica na área.
A palestrante ressaltou que a cultura é um grande potencial econômico e que, para vivê-la plenamente, é preciso conhecê-la. Concluiu destacando a importância das políticas públicas e dos incentivos que possibilitam o acesso gratuito da população a eventos culturais.
Na sequência, Milena apresentou slides com exemplos de instituições/políticas públicas que patrocinam projetos culturais, como o Instituto Cultural Vale, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Também explicou o funcionamento dos editais, orientando sobre como acessar e concorrer a recursos para viabilizar eventos, como festivais de teatro.
Após as exposições, os alunos foram divididos em grupos para elaborar propostas de festivais. Entre as ideias apresentadas estiveram um Festival de Hip Hop, um Festival de Forró, um Festival de Artesanato e um Festival Literário, todos com caráter gratuito para ampliar o acesso de crianças, adolescentes e idosos.
As convidadas encerraram a oficina agradecendo a participação e incentivando os jovens a consumirem, produzirem e valorizarem a cultura e a arte locais. Os estudantes também foram convidados a participar do Fenta, que ocorrerá em outubro, inclusive como voluntários, para vivenciar na prática a organização de um evento cultural.
Em seguida, a coordenadora do programa, Elcione Maria da Silva, repassou informações sobre a etapa regional do Parlamento Jovem, marcada para o dia 13 de agosto, em Ponte Nova (MG). Ao final da atividade, três estudantes se candidataram a representar Governador Valadares na etapa estadual, em Belo Horizonte, e, após votação, a aluna Ana Clara Baeta Rodrigues Martins foi escolhida como representante.