Na noite de ontem (8), aconteceu a formatura da primeira turma do curso AWS re/Start - Soluções na Nuvem. A cerimônia foi realizada no Teatro Atiaia e teve como ponto alto a palestra do diretor de serviços da Software One e representante da Amazon, Daniel Spinola, que falou sobre a “Cultura de Inovação Amazon”. Na ocasião, foi lançada a segunda turma do curso de Computação em Nuvem.
“A iniciativa da Prefeitura de Valadares de proporcionar esta capacitação de tecnologia é de um impacto enorme e de um propósito fortíssimo que a gente compartilha diretamente. Representando a Software One e o nosso parceiro Amazon Web Service, vou falar um pouco dessa carreira, compartilhar experiências, tirar dúvidas e trazer um pouco de visão para agregar nesse momento muito especial aqui de Valadares”, explicou Spinola.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Samuel Sabbagh, está na hora de mudar a chave de desenvolvimento econômico de nossa cidade para a tecnologia e inovação.
“Valadares é muito conhecida por exportar mão de obra para os Estados Unidos. O curso da Amazon Web Services, que estamos começando, aqui é uma forma de atravessar fronteiras porque dá certificação internacional e as pessoas conseguem trabalhar nos Estados Unidos e na Europa, ganhar em dólar e euro, sem precisar passar por aquela jornada sofrida de coiote para buscar o ganha pão da família”, enfatizou.
O secretário de Governo, Dr. Filipe Figueiredo Martins Costa, representou o prefeito Coronel Sandro.
“Gostaria de destacar três eixos que o prefeito tem a percepção com esse evento. Primeiro, o poder público não consegue agir sozinho e para cumprir determinadas agendas precisa fazer parcerias com organizações especializadas, como a Amazon, para a transformação social com eficiência. Outro eixo é a busca da inovação. O poder público deve se adequar a esses mecanismos a fim de tornar mais célere o acesso do cidadão às políticas públicas. E, o terceiro eixo, é a geração de emprego e renda no meio digital para promover a inclusão social e o sustento das famílias”, afirmou.
Um dos formandos da noite, o militar aposentado e pedagogo na ativa, Iranilton de Oliveira Silva, 56 anos, viu na tecnologia uma oportunidade de dar um upgrade no seu trabalho.
“O curso é muito bom, apesar de ser bem puxado. Achei bacana porque na turma havia muitas pessoas acima de 40 anos. E, para nossa faixa de idade, entrar no mercado de trabalho é complicado, mesmo tendo todo um know-how. Este curso é uma oportunidade para a gente buscar se inteirar sobre o novo e inovar. Acredito que com esse conhecimento de tecnologia conseguirei aplicar muitas ideias à educação”, contou.
Sua colega de turma, Ludymilla Ferreira de Figueiredo, 19 anos, saiu recentemente do ensino médio.
“Achei o curso muito bom tanto pela matéria quanto pela didática do professor. Este foi meu primeiro contato com a tecnologia e, mesmo tendo um pouco de dificuldade, deu para pegar bem porque a turma trabalhou em equipe. Foi incrível! Antes de fazer o curso pensava em cursar odontologia, mas a área de TI é bem ampla. Quero me aprofundar mais nela e procurar um bom emprego”, declarou.
O curso
Para fazer o curso AWS re/Start - Soluções na Nuvem basta ter acima de 18 anos e segundo grau completo. Não é necessário ter conhecimento em tecnologia. A capacitação é dividida em três etapas, são 12 meses, os primeiros quatro meses compreendem 350 horas de aulas teóricas, depois há uma mentoria para certificação internacional da Amazon – a empresa dá um voucher de cem dólares para cada aluno que termina o curso para poder buscar essa certificação. Após este período, a Fundação Campinho faz uma mentoria sobre empregabilidade, ajudando os alunos a criar perfil no LinkedIn, currículo, e é feito todo um trabalho de apresentação dos alunos às empresas para iniciar a contratação.
O curso, que é gratuito, é oferecido pelo Município, em colaboração com a Fundação Compromisso e Amazon Web Services (AWS), e faz parte do projeto Academia de Inovação Digital criada pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação, que aposta na formação profissional e empregabilidade para contribuir na transformação do município.
O curso AWS re/Start - Soluções na Nuvem visa a preparar profissionais para atuar com sistemas de computação e serviços de TI que são disponibilizados na internet sem necessidade de uma infraestrutura física local. Ele aborda conceitos, ferramentas e práticas essenciais para a gestão de dados, infraestrutura, segurança e desenvolvimento de aplicações em ambientes de nuvem.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social





