Visão turva, dupla ou embaçada, sensível à luz ou com perda de cores e contraste podem ser sintomas de catarata. Portanto, se você enxerga dessa forma e esses fatores te impedem de exercer suas atividades diárias, como ler, escrever, ver TV e/ou dirigir, este recado é para você! A Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou o prazo do Mutirão Zera Fila de Catarata.
Agora, você tem até o dia 30 de novembro para procurar a unidade de saúde da sua área de abrangência para ser encaminhado a uma avaliação oftalmológica. Feito isso, caso seja necessário, o procedimento cirúrgico será agendado gratuitamente.
Portanto, não perca mais tempo! Comece o ano de 2026 enxergando nitidamente e tenha mais qualidade de vida!
A expectativa é que cerca de 200 olhos sejam operados até meados de outubro deste ano e, que todos àqueles que precisarem de cirurgia consigam realiza-las até dia 30 de dezembro de 2025.
Catarata
As cirurgias de catarata são ambulatoriais, com duração média de 20 a 25 minutos, não exigem internação hospitalar e os pacientes recebem alta no mesmo dia, já com as orientações sobre cuidados no pós-operatório.
A catarata é uma condição ocular que torna opaco o cristalino (lente responsável por focar a luz formando a imagem), fazendo com que a visão fique embaçada ou distorcida. O problema, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é considerado a principal causa de cegueira recuperável. Além de visão embaçada, tem como sintomas sensibilidade à luz, pouca visão noturna e cores amareladas. Por isso, a cirurgia é a única forma de cura.
“Estamos comprometidos em seguir investindo em iniciativas como essa, que impactam positivamente na saúde dos valadarenses. Por isso, nosso objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias de catarata no nosso município e oferecer mais saúde e bem-estar a nossa população”, explicou o secretário municipal de saúde, Rodrigo Cunha.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social